Recortes da história da matemática para o ensino de probabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Veraciv Brabo de-
Autor(es): dc.contributor.authorChaquiam, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-10T18:38:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-10T18:38:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-10-
identificador: dc.identifier.otherRecortes da história da matemática para o ensino de probabilidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922231-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional aborda tópicos da História da Matemática no Ensino de Probabilidade para a Educação Básica, elaborado a partir da conclusão da dissertação, como exigência do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Com o objetivo de contribuir como uma ferramenta didática no ensino de matemática. A inclusão da Unidade Temática Probabilidade no currículo escolar representa uma mudança significativa, que ocorreu com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017. A partir dessa implementação, a probabilidade passou a ser recomendada desde o 1º ano do ensino fundamental, evidenciando o reconhecimento da sua importância como um conteúdo fundamental para o desenvolvimento dos alunos. No que se refere à História da Matemática, ela também é recomendada pela BNCC, como um método para auxiliar no ensino e promover o desenvolvimento das habilidades e competências enfatizadas neste documento. Isso significa que o uso da História da Matemática é oficialmente reconhecido e incentivado como uma abordagem pedagógica válida para enriquecer o ensino dessa disciplina. Para organizar o material didático deste produto educacional, utilizou-se o Diagrama metodológico de Chaquiam (2022), que orienta a construção de um texto abrangente que incorpora uma abordagem multicontextual da história da matemática em relação ao conceito de probabilidade. A partir desse texto, Chaquiam (2022) propõe a seleção de recortes históricos e atividades para apoiar o ensino de probabilidade na educação básica. Material que foi elaborado com base em estudos acadêmicos e científicos, utilizando resultados de uma extensa pesquisa bibliográfica em documentos oficiais da educação, literatura educacional, formação de professores e fontes que embasam uso da história da matemática no ensino e aprendizagem dessa disciplina. Nesse contexto, foi construída um Texto Histórico intitulado Uma História da Probabilidade, com o intuito de produzir recortes históricos e atividadesselecionadas a partir deste Texto, que compõe este produto destinado ao uso em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2519pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Título: dc.titleRecortes da história da matemática para o ensino de probabilidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.