Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasconcelos, Veraciv Brabo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Chaquiam, Miguel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-10T18:38:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-10T18:38:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Recortes da história da matemática para o ensino de probabilidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922231 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional aborda tópicos da História da Matemática no Ensino de Probabilidade para a Educação Básica, elaborado a partir da conclusão da dissertação, como exigência do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Com o objetivo de contribuir como uma ferramenta didática no ensino de matemática. A inclusão da Unidade Temática Probabilidade no currículo escolar representa uma mudança significativa, que ocorreu com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017. A partir dessa implementação, a probabilidade passou a ser recomendada desde o 1º ano do ensino fundamental, evidenciando o reconhecimento da sua importância como um conteúdo fundamental para o desenvolvimento dos alunos. No que se refere à História da Matemática, ela também é recomendada pela BNCC, como um método para auxiliar no ensino e promover o desenvolvimento das habilidades e competências enfatizadas neste documento. Isso significa que o uso da História da Matemática é oficialmente reconhecido e incentivado como uma abordagem pedagógica válida para enriquecer o ensino dessa disciplina. Para organizar o material didático deste produto educacional, utilizou-se o Diagrama metodológico de Chaquiam (2022), que orienta a construção de um texto abrangente que incorpora uma abordagem multicontextual da história da matemática em relação ao conceito de probabilidade. A partir desse texto, Chaquiam (2022) propõe a seleção de recortes históricos e atividades para apoiar o ensino de probabilidade na educação básica. Material que foi elaborado com base em estudos acadêmicos e científicos, utilizando resultados de uma extensa pesquisa bibliográfica em documentos oficiais da educação, literatura educacional, formação de professores e fontes que embasam uso da história da matemática no ensino e aprendizagem dessa disciplina. Nesse contexto, foi construída um Texto Histórico intitulado Uma História da Probabilidade, com o intuito de produzir recortes históricos e atividadesselecionadas a partir deste Texto, que compõe este produto destinado ao uso em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2519 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática-História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Recortes da história da matemática para o ensino de probabilidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Veraciv Brabo de Vasconcelos - Produto Educacional.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922231/1/Veraciv Brabo de Vasconcelos - Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: