Estratégias para a organização do processo de profissionalização do pedagogo e do trabalho pedagógico dos pedagogos do IF Baiano

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maíra Oliveira Dourado-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Célia Tanajura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-09T17:32:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-09T17:32:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-30-
identificador: dc.identifier.otherDIRETRIZES IF BAIANO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922218-
Resumo: dc.description.abstractEstas diretrizes foram elaboradas a partir dos resultados da pesquisa intitulada “O trabalho pedagógico e o processo de profissionalização do pedagogo do Instituto Federal Baiano”. A pesquisa teve como objetivo analisar o processo de profissionalização e o trabalho pedagógico do pedagogo do IF Baiano. Trata-se de uma pesquisa aplicada com base na abordagem qualitativa, sob uma perspectiva dialética. Em consonância com seus objetivos, classifica-se como uma pesquisa exploratória. Como escolha teórico-metodológica de matriz dialética, a pesquisa privilegiou as categorias totalidade, historicidade, práxis, contradição e mediação com base na obra de Marx. Para a produção dos dados, foi utilizada a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo com a aplicação/realização de questionário, entrevistas semiestruturadas e grupo de interlocução. A revisão bibliográfica e a investigação documental possibilitaram aprofundar a compreensão das categorias analíticas escolhidas para o estudo: trabalho pedagógico, profissionalização do pedagogo e instituto federal. A pesquisa de campo permitiu um olhar mais apurado sobre o objeto, considerando a realidade vivenciada pelos participantes. A análise dos dados foi favorecida pela Análise de Conteúdo, técnica utilizada à luz da teoria elaborada por Bardin (2011). Os resultados indicaram que os movimentos dos pedagogos no âmbito das Instituições Federais vêm se consolidando em forma de reivindicações por melhores condições de trabalho, pela formação contextualizada e em convergência com as demandas sociais e específicas do lócus e da profissão. O viés dialético adotado em confluência com elementos da totalidade, da historicidade, da práxis, das contradições e das mediações contribuiu para sistematização e inferência apresentadas após o tratamento dos dados. Neste produto, são apresentadas propostas emergidas e reiteradas nos discursos oriundos dos participantes e visam contribuir para a organização do processo de profissionalização do pedagogo e do trabalho pedagógico dos pedagogos do IF Baiano. Os tópicos foram categorizados pelos mesmos eixos utilizados no roteiro de entrevista.-
Tamanho: dc.format.extent112 Kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionalização do Pedagogo-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Pedagógico-
Título: dc.titleEstratégias para a organização do processo de profissionalização do pedagogo e do trabalho pedagógico dos pedagogos do IF Baiano-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO ORIENTADO DE CONCLUSÃO FINAL DE CURSO IV-
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