O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Valquíria Magalhães de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-08T13:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-08T13:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-08-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922186-
Resumo: dc.description.abstractEsta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou responder o seguinte problema científico: “Quais os benefícios que uma sequência didática envolvendo as Metodologias Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas pode proporcionar ao ensino e aprendizagem de situações-problemas com princípio multiplicativo – envolvendo Isomorfismo de Medidas – em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental?” Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo geral investigar, na prática, os efeitos que as metodologias citadas acima têm sobre a aprendizagem de problemas multiplicativos envolvendo Isomorfismo de Medidas em uma turma como a referenciada no problema científico. A experimentação foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do município de Tucuruí, no estado do Pará, com 31 estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental – Anos finais. O aporte teórico utilizado nesta investigação se deu por meio de Sá (2019 , 2020, 2021) e Vergnaud (2009). A metodologia adotada nesta pesquisa foi a Engenharia Didática (pressupostos), abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação, análises a posterioi e validação. A análise dos dados coletados foi realizada mediante a verificação dos registros das conclusões dos alunos em cada atividade realizada, através da comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste; análise dos erros ocorridos no pós-teste, pela aplicação do Teste Exato de Fisher, V de Cramer e do Teste de Hipóteses para amostras pareadas. Os principais resultados obtidos mostraram que a elaboração da sentença de modelação foi importante para a escolha adequada da operação. Os resultados da comparação percentualmostraram um aumento significativo das notas nos póstestes. Os resultados doTeste Exato de Fisher e o V de Cramer comprovaram que nenhum dos fatores socioeducativos interferiram na escolha da operação, pois a correlação medida pelo V Cramer nos testes aditivos e multiplicativos mostrou que a correlação foi de fraca à moderada. O Teste de Hipóteses comprovou, estatisticamente, que o aumento das notas nos dois pós-testes ocorreu em função das metodologias utilizadas na sequência didática, concluindo que as metodologias usadas estão diretamente relacionadas ao bom resultado obtido no experimento, de forma que corroborou para a elaboração do nosso produto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7047pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProblemas Multiplicativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIsomorfismo de Medidaspt_BR
Título: dc.titleO ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGrupo de Pesquisa em Ensino da Matemática e Tecnologiaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais