
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Valquíria Magalhães de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-08T13:11:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-08T13:11:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922186 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou responder o seguinte problema científico: “Quais os benefícios que uma sequência didática envolvendo as Metodologias Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas pode proporcionar ao ensino e aprendizagem de situações-problemas com princípio multiplicativo – envolvendo Isomorfismo de Medidas – em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental?” Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo geral investigar, na prática, os efeitos que as metodologias citadas acima têm sobre a aprendizagem de problemas multiplicativos envolvendo Isomorfismo de Medidas em uma turma como a referenciada no problema científico. A experimentação foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do município de Tucuruí, no estado do Pará, com 31 estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental – Anos finais. O aporte teórico utilizado nesta investigação se deu por meio de Sá (2019 , 2020, 2021) e Vergnaud (2009). A metodologia adotada nesta pesquisa foi a Engenharia Didática (pressupostos), abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação, análises a posterioi e validação. A análise dos dados coletados foi realizada mediante a verificação dos registros das conclusões dos alunos em cada atividade realizada, através da comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste; análise dos erros ocorridos no pós-teste, pela aplicação do Teste Exato de Fisher, V de Cramer e do Teste de Hipóteses para amostras pareadas. Os principais resultados obtidos mostraram que a elaboração da sentença de modelação foi importante para a escolha adequada da operação. Os resultados da comparação percentualmostraram um aumento significativo das notas nos póstestes. Os resultados doTeste Exato de Fisher e o V de Cramer comprovaram que nenhum dos fatores socioeducativos interferiram na escolha da operação, pois a correlação medida pelo V Cramer nos testes aditivos e multiplicativos mostrou que a correlação foi de fraca à moderada. O Teste de Hipóteses comprovou, estatisticamente, que o aumento das notas nos dois pós-testes ocorreu em função das metodologias utilizadas na sequência didática, concluindo que as metodologias usadas estão diretamente relacionadas ao bom resultado obtido no experimento, de forma que corroborou para a elaboração do nosso produto educacional. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7047 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Problemas Multiplicativos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Isomorfismo de Medidas | pt_BR |
| Título: dc.title | O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Grupo de Pesquisa em Ensino da Matemática e Tecnologias | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Valquíria Magalhães de Oliveira DISSERTAÇÃO.pdf | 7,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922186/1/Valquíria Magalhães de Oliveira DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: