
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, DIEICON CRISTHIAN DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANZOVO, DANIEL TREVISAN | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-05T17:36:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-05T17:36:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922139 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho expõe o Produto Educacional sistematizado mediante a pesquisa realizada, que originou a dissertação institulada: Aprendizagem Matemática de Limite: uma sequência de atividades com base nas Múltiplas Representações e nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino – Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Norte do Paraná1. Destacamos que este material foi aprovado por banca de defesa de mestrado e espelho dos conhecimentos adquiridos para responder a questão de investigação: De que modo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa integrada às Múltiplas Representações pode auxiliar a aprendizagem de Limites na formação inicial de licenciando em Matemática? Nesse sentido, estruturamos este Produto Educacional (PE) como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), apresentando-o como uma sequência de atividades a respeito de Limites, princípio básico do conteúdo de Cálculo Diferencial e Integral I. Para tanto, integramos a pluralidade das Múltiplas Representações (MR) para promover uma relação substantiva do conteúdo e os modos de expressá-lo por meio de representações. Este estudo contou com a participação de estudantes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática que ainda não haviam cursado a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. A escolha desses participantes teve como objetivo observar os conceitos prévios deles sobre Função e, por meio da sistematização proposta, ampliar seus conhecimentos e alinhá-los às MR. A adoção do ambiente natural para esse estudo qualitativo aconteceu em uma Universidade pública do estado do Paraná. E destacamos que este material é passível de adaptação de acordo com a situação de ensino e suas particularidades. O objetivo primordial deste PE é de apresentar uma nova Unidade de Ensino Potencialmente Significativa integralizada as Múltiplas Representações que proporcione um ensino significativo de Limites a licenciandos em Matemática.Com essa finalidade, estruturamos e adaptamos a unidade de ensino de acordo com a proposta de Moreira (2011b), em que estabelece oito etapas a serem desenvolvidas. Neste sentido, definimos as MR e suas respectivas funções pedagógicas (Ainsworth, 2006) como potencializadores do processo de diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. O desenvolvimento da UEPS reconhece e considera as características cognitivas dos alunos, promovendo a interdisciplinaridade e a contextualização da temática, o desenvolvimento de habilidades e competências essencias e, principalmente, na construção de significados. E para além disso, a sequência de atividades entrelaça sua organização e o conceito de Limite com as MR, inovando sua estruturação por meio das diversas maneiras de representar o objeto matemático. Mediante a integração das MR na UEPS evidenciamos o diferencial do PE gerado em relação a outros já desenvolvidos na área de Ensino, visto que essa abordagem sobressai no aspecto de incorporar o conceito de Limite com as representações que ele admite e aplicá-lo em situações problemas, constituindo um vínculo claro entre a teoria e sua perspectiva no mundo real, potencializando a atribuição de significado pelo estudante. Apresentamos no próximo tópico uma síntese do referencial teórico que embasou o delineamento deste PE. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,26 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Múltiplas Representações | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Limite | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DIEICON CRISTHIAN DA SILVA.pdf | 5.39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922139/2/DIEICON CRISTHIAN DA SILVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons