UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, DIEICON CRISTHIAN DA-
Autor(es): dc.contributor.authorSANZOVO, DANIEL TREVISAN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-05T17:36:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-05T17:36:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-05-
identificador: dc.identifier.otherUNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922139-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho expõe o Produto Educacional sistematizado mediante a pesquisa realizada, que originou a dissertação institulada: Aprendizagem Matemática de Limite: uma sequência de atividades com base nas Múltiplas Representações e nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino – Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Norte do Paraná1. Destacamos que este material foi aprovado por banca de defesa de mestrado e espelho dos conhecimentos adquiridos para responder a questão de investigação: De que modo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa integrada às Múltiplas Representações pode auxiliar a aprendizagem de Limites na formação inicial de licenciando em Matemática? Nesse sentido, estruturamos este Produto Educacional (PE) como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), apresentando-o como uma sequência de atividades a respeito de Limites, princípio básico do conteúdo de Cálculo Diferencial e Integral I. Para tanto, integramos a pluralidade das Múltiplas Representações (MR) para promover uma relação substantiva do conteúdo e os modos de expressá-lo por meio de representações. Este estudo contou com a participação de estudantes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática que ainda não haviam cursado a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. A escolha desses participantes teve como objetivo observar os conceitos prévios deles sobre Função e, por meio da sistematização proposta, ampliar seus conhecimentos e alinhá-los às MR. A adoção do ambiente natural para esse estudo qualitativo aconteceu em uma Universidade pública do estado do Paraná. E destacamos que este material é passível de adaptação de acordo com a situação de ensino e suas particularidades. O objetivo primordial deste PE é de apresentar uma nova Unidade de Ensino Potencialmente Significativa integralizada as Múltiplas Representações que proporcione um ensino significativo de Limites a licenciandos em Matemática.Com essa finalidade, estruturamos e adaptamos a unidade de ensino de acordo com a proposta de Moreira (2011b), em que estabelece oito etapas a serem desenvolvidas. Neste sentido, definimos as MR e suas respectivas funções pedagógicas (Ainsworth, 2006) como potencializadores do processo de diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. O desenvolvimento da UEPS reconhece e considera as características cognitivas dos alunos, promovendo a interdisciplinaridade e a contextualização da temática, o desenvolvimento de habilidades e competências essencias e, principalmente, na construção de significados. E para além disso, a sequência de atividades entrelaça sua organização e o conceito de Limite com as MR, inovando sua estruturação por meio das diversas maneiras de representar o objeto matemático. Mediante a integração das MR na UEPS evidenciamos o diferencial do PE gerado em relação a outros já desenvolvidos na área de Ensino, visto que essa abordagem sobressai no aspecto de incorporar o conceito de Limite com as representações que ele admite e aplicá-lo em situações problemas, constituindo um vínculo claro entre a teoria e sua perspectiva no mundo real, potencializando a atribuição de significado pelo estudante. Apresentamos no próximo tópico uma síntese do referencial teórico que embasou o delineamento deste PE.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,26pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúltiplas Representaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLimitept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleUNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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