Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem na Formação de Professores: contribuições para o Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSander, Theo Santana-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Rogério Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-28T21:04:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-28T21:04:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherTrajetórias Hipotéticas de Aprendizagem na Formação de Professores: contribuições para o Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922072-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional elaborado a partir da dissertação propõe uma adaptação da pesquisa para o contexto da sala de aula, com foco no ensino de frações. A proposta utiliza as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA) como estratégia para apoiar o planejamento pedagógico, proporcionando aos professores uma abordagem estruturada para antecipar as dificuldades dos estudantes e promover a construção do conhecimento matemático. O Produto Educacional destaca o uso das Barras de Cuisenaire como material manipulativo, visando facilitar a compreensão de frações por meio de atividades práticas e lúdicas. O material oferece aos professores um roteiro detalhado para a implementação das THA, orientando a seleção e organização de tarefas que progridem em níveis de complexidade, alinhadas às necessidades dos estudantes. Além de apoiar o desenvolvimento conceitual dos estudantes, o Produto também se constitui como uma ferramenta formativa para os docentes, ao incentivar a reflexão crítica sobre a prática pedagógica. A proposta reforça a integração entre teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores e para a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, significativos e contextualizados.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTHA; Formação de Professores; Barras de Cuisinairept_BR
Título: dc.titleTrajetórias Hipotéticas de Aprendizagem na Formação de Professores: contribuições para o Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons