
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sander, Theo Santana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Rogério Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-28T21:04:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-28T21:04:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem na Formação de Professores: contribuições para o Ensino Fundamental | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922072 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional elaborado a partir da dissertação propõe uma adaptação da pesquisa para o contexto da sala de aula, com foco no ensino de frações. A proposta utiliza as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA) como estratégia para apoiar o planejamento pedagógico, proporcionando aos professores uma abordagem estruturada para antecipar as dificuldades dos estudantes e promover a construção do conhecimento matemático. O Produto Educacional destaca o uso das Barras de Cuisenaire como material manipulativo, visando facilitar a compreensão de frações por meio de atividades práticas e lúdicas. O material oferece aos professores um roteiro detalhado para a implementação das THA, orientando a seleção e organização de tarefas que progridem em níveis de complexidade, alinhadas às necessidades dos estudantes. Além de apoiar o desenvolvimento conceitual dos estudantes, o Produto também se constitui como uma ferramenta formativa para os docentes, ao incentivar a reflexão crítica sobre a prática pedagógica. A proposta reforça a integração entre teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores e para a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, significativos e contextualizados. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | THA; Formação de Professores; Barras de Cuisinaire | pt_BR |
| Título: dc.title | Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem na Formação de Professores: contribuições para o Ensino Fundamental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons