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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande- Campus Sede | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mirna, Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-27T17:21:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-27T17:21:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Mirna_Souza_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922041 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ECIT Francisca Martiniano da Rocha, lócus da pesquisa, está situada no pequeno município rural de Lagoa Seca-PB, e possui mais de 67% do seu alunado advindo da zona rural. O livro didático se constitui como um importante objeto de estudo, nessa perspectiva, ao considerarmos a centralidade deste material no processo de ensino- aprendizagem, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar, a partir da visão e das falas dos estudantes, as representações sociais e simbólicas acerca do meio rural no livro didático de sociologia, adotado na ECIT Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca/PB, no Programa Nacional do Livro Didático 2018 e, de forma específica, analisar, através de falas e fotografias, as percepções dos jovens sobre o meio rural em que vivem; compreender como os jovens rurais, ao utilizarem o livro didático, percebem o rural e o relacionam com o seu espaço, suas vivências e seus projetos de vida e entender se as representações sociais sobre o rural no livro didático estão relacionadas a interesses e visões dominantes. Para tanto, refletiu-se a partir do seguinte referencial teórico: Carneiro (1998, 2002, 2008); Freire (1980, 1985, 1996, 2019); Meucci (2000, 2007); Moscovici (1978, 2010); Paulo (2010, 2011); Sarandy (2001, 2004) e Wanderley (2000, 2001, 2007, 2009, 2011). Elegemos como técnicas de pesquisa o uso do grupo focal e observação participante, para levantamento de dados, e a utilização de fotografias como ferramenta pedagógica. Em uma perspectiva analítica, optamos pela análise de conteúdo de Bardin (1977), como forma de apreender as nuances presentes nas falas e imagens. Os resultados encontrados demonstram que, a partir dos olhares dos estudantes, o material adotado na escola não dá conta de abranger as várias ruralidades brasileiras, abordando conteúdos e temas a partir de uma visão generalista da sociedade; o livro trata do rural a partir de determinados aspectos e de maneira homogênea, não das especificidades e principalmente do rural nordestino, o que permitiria aos alunos, em sua grande maioria jovens rurais, perceberem o rural e o relacionarem com o seu espaço, suas vivências e seus projetos de vida; a visão refletida nos livros didáticos, muitas vezes contribui para reforçar estereótipos associados ao mundo rural, que acabam predominando no imaginário popular, algo que foi observado inclusive nas fotografias produzidas pelos estudantes, e que só no exercício crítico da sociologia pode ser desnaturalizado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,8mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | juventude rural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | representação social | pt_BR |
Título: dc.title | OLHARES SOBRE O RURAL: A VISÃO DOS JOVENS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO RURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacao___Mirna_Miqueliny_Ribeiro_Souza (2).pdf | 12,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922041/2/Dissertacao___Mirna_Miqueliny_Ribeiro_Souza (2).pdfDownload |
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