OLHARES SOBRE O RURAL: A VISÃO DOS JOVENS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO RURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grande- Campus Sedept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMirna, Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-27T17:21:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-27T17:21:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Mirna_Souza_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922041-
Resumo: dc.description.abstractA ECIT Francisca Martiniano da Rocha, lócus da pesquisa, está situada no pequeno município rural de Lagoa Seca-PB, e possui mais de 67% do seu alunado advindo da zona rural. O livro didático se constitui como um importante objeto de estudo, nessa perspectiva, ao considerarmos a centralidade deste material no processo de ensino- aprendizagem, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar, a partir da visão e das falas dos estudantes, as representações sociais e simbólicas acerca do meio rural no livro didático de sociologia, adotado na ECIT Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca/PB, no Programa Nacional do Livro Didático 2018 e, de forma específica, analisar, através de falas e fotografias, as percepções dos jovens sobre o meio rural em que vivem; compreender como os jovens rurais, ao utilizarem o livro didático, percebem o rural e o relacionam com o seu espaço, suas vivências e seus projetos de vida e entender se as representações sociais sobre o rural no livro didático estão relacionadas a interesses e visões dominantes. Para tanto, refletiu-se a partir do seguinte referencial teórico: Carneiro (1998, 2002, 2008); Freire (1980, 1985, 1996, 2019); Meucci (2000, 2007); Moscovici (1978, 2010); Paulo (2010, 2011); Sarandy (2001, 2004) e Wanderley (2000, 2001, 2007, 2009, 2011). Elegemos como técnicas de pesquisa o uso do grupo focal e observação participante, para levantamento de dados, e a utilização de fotografias como ferramenta pedagógica. Em uma perspectiva analítica, optamos pela análise de conteúdo de Bardin (1977), como forma de apreender as nuances presentes nas falas e imagens. Os resultados encontrados demonstram que, a partir dos olhares dos estudantes, o material adotado na escola não dá conta de abranger as várias ruralidades brasileiras, abordando conteúdos e temas a partir de uma visão generalista da sociedade; o livro trata do rural a partir de determinados aspectos e de maneira homogênea, não das especificidades e principalmente do rural nordestino, o que permitiria aos alunos, em sua grande maioria jovens rurais, perceberem o rural e o relacionarem com o seu espaço, suas vivências e seus projetos de vida; a visão refletida nos livros didáticos, muitas vezes contribui para reforçar estereótipos associados ao mundo rural, que acabam predominando no imaginário popular, algo que foi observado inclusive nas fotografias produzidas pelos estudantes, e que só no exercício crítico da sociologia pode ser desnaturalizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,8mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjuventude ruralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrepresentação socialpt_BR
Título: dc.titleOLHARES SOBRE O RURAL: A VISÃO DOS JOVENS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO RURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons