Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, JEOVÁ JONATHAN DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-27T14:23:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-27T14:23:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | JEOVÁ JONATHAN DA SILVA BARBOSA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922023 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa busca compreender os conflitos em torno da identidade étnico-racial dos estudantes pretos e pardos do ensino médio da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral (EEDRA). Entre os anos de 2022 e 2023, ao aplicar, aos estudantes do ensino médio da EEDRA, um questionário socioeconômico e étnico-racial de caráter diagnóstico, tais conflitos foram verbalizados. “Professor, eu sou preto ou pardo? Não consigo me identificar!” Dessa pergunta, constrói-se a problemática desta pesquisa: de onde surgem os conflitos em torno da identidade étnico-racial desses sujeitos? Invariavelmente, a pesquisa não objetiva compreender apenas de onde surgem, mas, sobretudo, entender de quais formas os estudantes lidam com esses conflitos e, concomitantemente, configuram sua identidade. Mais que isso, como a educação escolar pode auxiliar nesse processo de compreensão e configuração identitária. Dessa forma, este trabalho buscou, por meio de questionários diagnósticos, rodas de conversa, encontros de formações e oficinas, maturar os debates em torno da necessidade de uma educação para as relações étnico-raciais configuradas na escola. Para tanto, usarei como fundamentação teórica a escrita dos seguintes intelectuais: Kabengele Munanga para pensar a questão da mestiçagem e os conceitos de raça, etnia e identidade étnico-racial no Brasil; Neusa Santos Souza para problematizar o processo de compreensão da identidade étnico-racial da população negra brasileira; bell hooks, Paulo Freire e Bárbara Carine Soares Pinheiro para refletir sobre a produção de uma educação antirracista como prática da liberdade; Conceição Evaristo para pensar o processo de escrevivência, conceito que orientará a escrita do capítulo final deste trabalho. Por fim, vale salientar que a pesquisa não pretende ser um marcador racial, mas historicizar a identidade enquanto resultado de processo relacionais inseridos em contextos marcados por relações de poder. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,66 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conflitos étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | pt_BR |
Título: dc.title | “PROFESSOR, EU SOU PRETO OU PARDO? NÃO CONSIGO ME IDENTIFICAR!” CONFLITOS EM TORNO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DOS ESTUDANTES PRETOS E PARDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Jeová Jonathan - Bruno.pdf | 6,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922023/2/Jeová Jonathan - Bruno.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons