USO E DESCARTE DE FÁRMACOS: UMA ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMilioli, Suelen Specht Calegaro-
Autor(es): dc.contributor.authorGiona, Renata Mello-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-26T18:10:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-26T18:10:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
identificador: dc.identifier.otherusodescartefarmacosabordagem_produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922013-
Resumo: dc.description.abstractA utilização de temáticas para o Ensino de Química busca promover interdisciplinaridade e transversalidade, trazendo contextualização ao que se aprende. Com isso, é possível a aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas articulada ao incentivo à construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências com enfoque na ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Partindo dessa premissa, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, que se configura em uma pesquisa-ação. Nessa pesquisa foi elaborado um produto educacional do tipo uma cartilha didática que discute o uso indiscriminado de medicamentos e os métodos de descarte adequados quando vencidos ou em desuso. O material coloca-se como um subsídio temático ao Ensino de Química. A validação da cartilha ocorreu inicialmente por um piloto disponibilizado junto a um grupo de bolsistas do PIBID-Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no qual participam 16 estudantes que contribuíram no aprimoramento do material. O mesmo material passou por contribuições de juízes na qualidade de especialistas no Ensino de Química. Posteriormente, a cartilha educacional foi validada por pares em que participaram 11 professores do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu por meio de um questionário em escala Likert em que sua satisfação foi mensurada. A última etapa da validação aconteceu por meio de entrevista semiestruturada a priori e a posteriori da implementação da cartilha junto a alunos de duas terceiras séries do Ensino Médio em duas escolas da Rede Pública Estadual de Educação nos municípios de São Miguel do Iguaçu-PR e Medianeira PR. Participaram dessa etapa 33 e 21 estudantes, respectivamente, dos quais 10 participaram voluntariamente das entrevistas. A implementação ocorreu durante a aula de Química mediante a realização de uma oficina sobre o tema uso e descarte de fármacos. Os dados obtidos junto aos pares e estudantes foram organizados em quadros e gráficos e as informações qualitativas foram interpretadas mediante a descrição e discussão. A avaliação da cartilha por pares foi satisfatória em relação aos eixos propostos. Os professores participantes da pesquisa consideraram o tema adequado e relevante ao Ensino de química. Em relação a validação junto aos estudantes, evidenciou-se a necessidade da utilização da temática empregando a metodologia problematizadora em que a construção do conhecimento parte de um processo de reflexão de suas ações e investiga possíveis soluções.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAulas Temáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFármacospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
Título: dc.titleUSO E DESCARTE DE FÁRMACOS: UMA ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons