COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Produto Educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Iara de Medeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Maria de Lourdes Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-25T20:45:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-25T20:45:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
identificador: dc.identifier.otherCOMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS- SEQUÊNCIA DIDÁTICA Produto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921993-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi elaborado a partir do resultado de uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e, tem como objetivo, contribuir com a prática de sala de aula dos professores de matemática no ensino de comparação multiplicativa e com os estudantes no que diz respeito a aprendizagem no ensino de resolução de problemas do objeto de ensino em discussão. Para tal propósito, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática sobre comparação multiplicativa ao 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual na cidade de Belém, conforme as orientações da metodologia de ensino: Ensino por Atividade. A construção da Sequência Didática teve como aporte metodológico a Ensino de Matemática por Atividades Experimentais e a Resolução de Problemas, ambas baseadas nos trabalhos de Sá, Mafra e Fossa (2022) e Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. A comparação multiplicativa está associada ao que professor Gérard Vergnaud (1996) chamou de Campo Conceitual Multiplicativo ou também chamado de Estrutura Multiplicativa, no qual está contida na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), O ensino de Matemática baseado em atividades experimentais objetiva conduzir o estudante ao objeto de conhecimento, levar a formação de conceito. As atividades deverão ter possibilidade de elaboração de situações de ensino que reflete o conteúdo que queremos ensinar, mas também que a sua implementação possibilite diversas situações posteriores e de desenvolvimento, o caráter experimental está envolvido com a ação efetiva educacional. Sá, Mafra e Fossa (2022) elencaram um planejamento didático relacionado ao ensino por atividades, no âmbito da atividade de conceituação e da redescoberta. Segundo os autores a determinação e construção do objetivo, elaboração dos procedimentos, seleção do material, elaboração do espaço de registro, previsão de observações e de institucionalização da atividade, bem como a elaboração do roteiro e testagem da eficiência da atividade proposta.-
Tamanho: dc.format.extent973-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividade experimental-
Título: dc.titleCOMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Produto Educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais