Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Iara de Medeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Maria de Lourdes Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-25T20:45:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-25T20:45:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS- SEQUÊNCIA DIDÁTICA Produto Educacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921993 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi elaborado a partir do resultado de uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e, tem como objetivo, contribuir com a prática de sala de aula dos professores de matemática no ensino de comparação multiplicativa e com os estudantes no que diz respeito a aprendizagem no ensino de resolução de problemas do objeto de ensino em discussão. Para tal propósito, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática sobre comparação multiplicativa ao 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual na cidade de Belém, conforme as orientações da metodologia de ensino: Ensino por Atividade. A construção da Sequência Didática teve como aporte metodológico a Ensino de Matemática por Atividades Experimentais e a Resolução de Problemas, ambas baseadas nos trabalhos de Sá, Mafra e Fossa (2022) e Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. A comparação multiplicativa está associada ao que professor Gérard Vergnaud (1996) chamou de Campo Conceitual Multiplicativo ou também chamado de Estrutura Multiplicativa, no qual está contida na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), O ensino de Matemática baseado em atividades experimentais objetiva conduzir o estudante ao objeto de conhecimento, levar a formação de conceito. As atividades deverão ter possibilidade de elaboração de situações de ensino que reflete o conteúdo que queremos ensinar, mas também que a sua implementação possibilite diversas situações posteriores e de desenvolvimento, o caráter experimental está envolvido com a ação efetiva educacional. Sá, Mafra e Fossa (2022) elencaram um planejamento didático relacionado ao ensino por atividades, no âmbito da atividade de conceituação e da redescoberta. Segundo os autores a determinação e construção do objetivo, elaboração dos procedimentos, seleção do material, elaboração do espaço de registro, previsão de observações e de institucionalização da atividade, bem como a elaboração do roteiro e testagem da eficiência da atividade proposta. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 973 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividade experimental | - |
Título: dc.title | COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Produto Educacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Iara de Medeiro Alves PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 546 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921993/1/Iara de Medeiro Alves PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: