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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, CARLOS VIRGÍLIO CAVALCANTE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-26T14:51:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-26T14:51:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | CARLOS VIRGÍLIO CAVALCANTE FREITAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921989 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho investiga a relação entre a museologia comunitária, a Educação Patrimonial e os impactos culturais e educativos do Ecomuseu de Maranguape, localizado no município de Maranguape, no Ceará, Brasil, com enfoque na Nova Museologia e na sua aplicação local. A pesquisa organiza-se em análises que abordam os fundamentos teóricos e históricos da museologia comunitária, a sua evolução, as ações do Ecomuseu e as potencialidades da educação patrimonial no ensino de História local. Foram abordados os principais conceitos da Nova Museologia, destacando o papel dos ecomuseus e museus comunitários em promover práticas de valorização cultural e de preservação do patrimônio comunitário. Tendo o estudo de caso da comunidade rural da Cachoeira como referência, apresenta uma linha do tempo das mobilizações locais que impulsionaram a criação de organizações como o Comitê Agrícola da Cachoeira e o Centro Comunitário da Cachoeira, essenciais na formação social e política da comunidade. A análise avança para a história crítica de Maranguape e o processo de colonização e ocupação da região desde o século XVIII. Esse contexto evidencia a fundação e as atividades do Ecomuseu de Maranguape, revisitando as iniciativas museológicas e educativas implementadas pelo Ecomuseu, desde 2007 até 2020. A cronologia de ações inclui projetos de documentação fotográfica, culturais, audiovisuais e educativos, com destaque para a Comunidade Educadora de Cachoeira e a participação em jornadas formativas em museologia comunitária, assim como os projetos "Curadoria Educativa" e "Projeto CONSIGO: Juventude e Patrimônio Cultural", destacando o papel da Educação Patrimonial como ferramenta interdisciplinar que integra Geografia, Sociologia e História. Foram detalhadas as fases e as metodologias dos projetos implementados em parceria com a Secretaria de Educação de Maranguape, envolvendo cerca de 25 escolas de 17 distritos. Os resultados apontam que tais iniciativas enriqueceram o ensino da História local, estimulando práticas pedagógicas que valorizaram o patrimônio cultural e social de Maranguape, evidenciando a relevância do Ecomuseu de Maranguape e de seus projetos educativos como elementos-chave para o fortalecimento identitário e educacional da comunidade, sugerindo um modelo inovador de ensino de História local. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,61 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ecomuseu | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Título: dc.title | ECOMUSEU DE MARANGUAPE, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Carlos Virgílio - Valdeci.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921989/2/Carlos Virgílio - Valdeci.pdfDownload |
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