ECOMUSEU DE MARANGUAPE, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, CARLOS VIRGÍLIO CAVALCANTE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-26T14:51:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-26T14:51:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
identificador: dc.identifier.otherCARLOS VIRGÍLIO CAVALCANTE FREITASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921989-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho investiga a relação entre a museologia comunitária, a Educação Patrimonial e os impactos culturais e educativos do Ecomuseu de Maranguape, localizado no município de Maranguape, no Ceará, Brasil, com enfoque na Nova Museologia e na sua aplicação local. A pesquisa organiza-se em análises que abordam os fundamentos teóricos e históricos da museologia comunitária, a sua evolução, as ações do Ecomuseu e as potencialidades da educação patrimonial no ensino de História local. Foram abordados os principais conceitos da Nova Museologia, destacando o papel dos ecomuseus e museus comunitários em promover práticas de valorização cultural e de preservação do patrimônio comunitário. Tendo o estudo de caso da comunidade rural da Cachoeira como referência, apresenta uma linha do tempo das mobilizações locais que impulsionaram a criação de organizações como o Comitê Agrícola da Cachoeira e o Centro Comunitário da Cachoeira, essenciais na formação social e política da comunidade. A análise avança para a história crítica de Maranguape e o processo de colonização e ocupação da região desde o século XVIII. Esse contexto evidencia a fundação e as atividades do Ecomuseu de Maranguape, revisitando as iniciativas museológicas e educativas implementadas pelo Ecomuseu, desde 2007 até 2020. A cronologia de ações inclui projetos de documentação fotográfica, culturais, audiovisuais e educativos, com destaque para a Comunidade Educadora de Cachoeira e a participação em jornadas formativas em museologia comunitária, assim como os projetos "Curadoria Educativa" e "Projeto CONSIGO: Juventude e Patrimônio Cultural", destacando o papel da Educação Patrimonial como ferramenta interdisciplinar que integra Geografia, Sociologia e História. Foram detalhadas as fases e as metodologias dos projetos implementados em parceria com a Secretaria de Educação de Maranguape, envolvendo cerca de 25 escolas de 17 distritos. Os resultados apontam que tais iniciativas enriqueceram o ensino da História local, estimulando práticas pedagógicas que valorizaram o patrimônio cultural e social de Maranguape, evidenciando a relevância do Ecomuseu de Maranguape e de seus projetos educativos como elementos-chave para o fortalecimento identitário e educacional da comunidade, sugerindo um modelo inovador de ensino de História local.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,61 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEcomuseupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Título: dc.titleECOMUSEU DE MARANGUAPE, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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