A SOCIOLOGIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SABERES SOBRE ESPAÇOS LOCAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Ananda Paula Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-26T13:05:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-26T13:05:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
identificador: dc.identifier.other4. A SOCIOLOGIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SABERES SOBRE ESPAÇOS LOCAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL - ANANDA PAULA RODRIGUES FERREIRA (2) (3)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921985-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho visa apresentar o papel da sociologia na produção de novos saberes a partir do processo de ressignificação de espaços locais e patrimônios culturais, vivenciados por jovens estudantes, através da realização de intervenções pedagógicas. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa-intervenção, já que a base para a obtenção dos resultados foi o desenvolvimento de um grupo de intervenções pedagógicas, ou seja, um conjunto de ações desenvolvidas junto aos jovens dentro e fora da escola, ao longo das aulas de sociologia e de outros componentes curriculares, como a disciplina de geografia e a disciplina eletiva de educação para cidadania na escola, visando a vivência e a produção de novos saberes e práticas escolares no âmbito de espaços locais e patrimônios culturais. As atividades aplicadas foram intituladas de “Conhecendo minha comunidade” e “Visitando patrimônios históricos da cidade" e foram desenvolvidas com os jovens estudantes dos 1° anos do ensino médio na E.E.M. Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, localizada em Acaraú-CE e a atividade nomeada de “Espaços culturais do meu bairro” foi desenvolvida com os jovens dos 1° anos do ensino médio na escola CAIC Raimundo Gomes de Carvalho, em Fortaleza-CE. Como resultados foi possível trabalhar a diversidade cultural através de atividades que valorizam os conhecimentos prévios dos jovens e os espaços locais de suas origens e de seus cotidianos, trazendo reflexões sobre o processo de reconhecimento deles enquanto indivíduos pertencentes a um grupo e espaço com histórias, tradições e valores significativos; enfatizar os resultados obtidos pelos estudantes com as pesquisas e suas experiências, como uma forma de incentivar o protagonismo juvenil; demonstrar o diferencial de desenvolver atividades utilizando as metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem dos jovens estudantes e para as vivências escolares com a promoção de uma educação mais significativa e contextualizada, contribuindo de fato para a formação integral como cidadãos críticos e participativos na sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsociologia escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectespaços locaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpatrimônios culturaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
Título: dc.titleA SOCIOLOGIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SABERES SOBRE ESPAÇOS LOCAIS E PATRIMÔNIO CULTURALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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