Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Ananda Paula Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-26T13:05:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-26T13:05:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | 4. A SOCIOLOGIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SABERES SOBRE ESPAÇOS LOCAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL - ANANDA PAULA RODRIGUES FERREIRA (2) (3) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921985 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho visa apresentar o papel da sociologia na produção de novos saberes a partir do processo de ressignificação de espaços locais e patrimônios culturais, vivenciados por jovens estudantes, através da realização de intervenções pedagógicas. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa-intervenção, já que a base para a obtenção dos resultados foi o desenvolvimento de um grupo de intervenções pedagógicas, ou seja, um conjunto de ações desenvolvidas junto aos jovens dentro e fora da escola, ao longo das aulas de sociologia e de outros componentes curriculares, como a disciplina de geografia e a disciplina eletiva de educação para cidadania na escola, visando a vivência e a produção de novos saberes e práticas escolares no âmbito de espaços locais e patrimônios culturais. As atividades aplicadas foram intituladas de “Conhecendo minha comunidade” e “Visitando patrimônios históricos da cidade" e foram desenvolvidas com os jovens estudantes dos 1° anos do ensino médio na E.E.M. Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, localizada em Acaraú-CE e a atividade nomeada de “Espaços culturais do meu bairro” foi desenvolvida com os jovens dos 1° anos do ensino médio na escola CAIC Raimundo Gomes de Carvalho, em Fortaleza-CE. Como resultados foi possível trabalhar a diversidade cultural através de atividades que valorizam os conhecimentos prévios dos jovens e os espaços locais de suas origens e de seus cotidianos, trazendo reflexões sobre o processo de reconhecimento deles enquanto indivíduos pertencentes a um grupo e espaço com histórias, tradições e valores significativos; enfatizar os resultados obtidos pelos estudantes com as pesquisas e suas experiências, como uma forma de incentivar o protagonismo juvenil; demonstrar o diferencial de desenvolver atividades utilizando as metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem dos jovens estudantes e para as vivências escolares com a promoção de uma educação mais significativa e contextualizada, contribuindo de fato para a formação integral como cidadãos críticos e participativos na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | espaços locais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | patrimônios culturais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
Título: dc.title | A SOCIOLOGIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SABERES SOBRE ESPAÇOS LOCAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons