Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NUNES, LAÍS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ROSA AMÉLIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-25T18:28:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-25T18:28:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | ALFABETIZAR LETRANDO NO PROEJA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921983 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O e book “Alfabetizar Letrando no PROEJA” foi elaborado ao longo de minha pesquisa “Práticas de Alfabetização e Letramento no PROEJA do Instituto Federal de Brasília Campus Riacho Fundo”, realizada em 2024 tendo como foco o curso técnico de Restaurante e Bar na modalidade Proeja do IFB Campus Riacho Fundo, sob a orientação da Profa Dra Rosa Amélia Pereira da Silva, gerado e produzido a partir de uma pesquisa de campo Alfabetização e o Letramento são processos fundamentais para a formação humana em todos os aspectos, principalmente, o pessoal, o social e o profissional, quando se trata das sociedades letradas No entanto, diversos jovens e adultos ainda enfrentam dificuldades em desenvolver as habilidades básicas de leitura e escrita necessárias para sua vida cotidiana, no mundo do trabalho e exercer efetivamente a sua cidadania No contexto específico de jovens e adultos, esses processos apresentam desafios e características particulares que demandam atenção e abordagens específicas A discussão sobre as particularidades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, como as experiências de vida, a motivação, os conhecimentos prévios, as demandas e as necessidades específicas tornam se essenciais ao desenvolvimento dos estudantes já que o curso do PROEJA, ao mesmo tempo em que permite a finalização da educação básica, promove a formação profissional, o exercício da cidadania e as possiblidades de inclusão no mundo do trabalho Desse modo, é fundamental apresentar como as práticas educativas podem promover a formação integral e significativa dos estudantes, especialmente no que se refere à alfabetização e ao letramento de jovens e adultos, pois são habilidades fundamentais para o pleno exercício da cidadania e para a inclusão social em sociedades letradas Essa compreensão contribuirá para o desenvolvimento integral dos estudantes, e está alinhada aos com os princípios norteadores da EPT que possibilitem a formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo O e book é resultado das práticas realizadas com uma estudante do PROEJA em processo de alfabetização e letramento, desenvolvido ao longo da pesquisa de campo no curso Técnico de Restaurante e Bar do IFB Campus Riacho Fundo Essa experiência prática foi fundamental para compreender os desafios e potencialidades envolvidas no ensino de jovens e adultos, permitindo construir estratégias educativas personalizadas e eficazes Por meio deste, busca se compartilhar as metodologias e reflexões que emergiram dessa vivência, contribuindo para a formação integral e significativa de estudantes do PROEJA, alinhado aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica O e book reflete o compromisso com a inclusão, a promoção do trabalho como princípio educativo e o desenvolvimento da cidadania | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,61 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Título: dc.title | Alfabetizar Letrando no PROEJA: Relato da aplicação do método freiriano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa, Pedagogia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALFABETIZAR LETRANDO NO PROEJA.pdf | 5,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921983/2/ALFABETIZAR LETRANDO NO PROEJA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons