Alfabetizar Letrando no PROEJA: Relato da aplicação do método freiriano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, LAÍS-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ROSA AMÉLIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-25T18:28:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-25T18:28:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-
identificador: dc.identifier.otherALFABETIZAR LETRANDO NO PROEJApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921983-
Resumo: dc.description.abstractO e book “Alfabetizar Letrando no PROEJA” foi elaborado ao longo de minha pesquisa “Práticas de Alfabetização e Letramento no PROEJA do Instituto Federal de Brasília Campus Riacho Fundo”, realizada em 2024 tendo como foco o curso técnico de Restaurante e Bar na modalidade Proeja do IFB Campus Riacho Fundo, sob a orientação da Profa Dra Rosa Amélia Pereira da Silva, gerado e produzido a partir de uma pesquisa de campo Alfabetização e o Letramento são processos fundamentais para a formação humana em todos os aspectos, principalmente, o pessoal, o social e o profissional, quando se trata das sociedades letradas No entanto, diversos jovens e adultos ainda enfrentam dificuldades em desenvolver as habilidades básicas de leitura e escrita necessárias para sua vida cotidiana, no mundo do trabalho e exercer efetivamente a sua cidadania No contexto específico de jovens e adultos, esses processos apresentam desafios e características particulares que demandam atenção e abordagens específicas A discussão sobre as particularidades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, como as experiências de vida, a motivação, os conhecimentos prévios, as demandas e as necessidades específicas tornam se essenciais ao desenvolvimento dos estudantes já que o curso do PROEJA, ao mesmo tempo em que permite a finalização da educação básica, promove a formação profissional, o exercício da cidadania e as possiblidades de inclusão no mundo do trabalho Desse modo, é fundamental apresentar como as práticas educativas podem promover a formação integral e significativa dos estudantes, especialmente no que se refere à alfabetização e ao letramento de jovens e adultos, pois são habilidades fundamentais para o pleno exercício da cidadania e para a inclusão social em sociedades letradas Essa compreensão contribuirá para o desenvolvimento integral dos estudantes, e está alinhada aos com os princípios norteadores da EPT que possibilitem a formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo O e book é resultado das práticas realizadas com uma estudante do PROEJA em processo de alfabetização e letramento, desenvolvido ao longo da pesquisa de campo no curso Técnico de Restaurante e Bar do IFB Campus Riacho Fundo Essa experiência prática foi fundamental para compreender os desafios e potencialidades envolvidas no ensino de jovens e adultos, permitindo construir estratégias educativas personalizadas e eficazes Por meio deste, busca se compartilhar as metodologias e reflexões que emergiram dessa vivência, contribuindo para a formação integral e significativa de estudantes do PROEJA, alinhado aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica O e book reflete o compromisso com a inclusão, a promoção do trabalho como princípio educativo e o desenvolvimento da cidadaniapt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,61 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Título: dc.titleAlfabetizar Letrando no PROEJA: Relato da aplicação do método freirianopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesa, Pedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons