Oficina de Matemática Experimental: Caça ao Tesouro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Santa Cruz - UESCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis Júnior, Reinaldo Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCenturión, Nestor Felipe Castañeda-
Autor(es): dc.contributor.authorFerrer, Germán Ignacio Gomero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-24T20:35:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-24T20:35:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-15-
identificador: dc.identifier.otherOficina_Caça_ao_Tesouro - Reinaldo_Nestor_Germanpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921974-
Resumo: dc.description.abstractUma Oficina de Matemática Experimental (OME) propicia um ambiente inovador de ensino e aprendizagem de matemática cujos mecanismos se sustentam em dois princípios fundamentais; o de que as maneiras mais eficientes de aprender envolvem a participação ativa do aluno (aprender fazendo), e o de que o papel do professor é o de orientar o aluno no processo de aprendizagem (professor mediador). Nestas oficinas os alunos são confrontados com situações ou problemas matemáticos fáceis de compreender e de interesse suficiente para capturar sua atenção, mas muitas vezes difíceis de resolver. O aluno, sem ser ciente desta dificuldade, se sente impelido a procurar por uma solução; e é nessa busca que acontecem os processos de aprendizagem e de desenvolvimento das habilidades cognitivas. Na primeira parte, a OME Caça ao Tesouro apresenta uma situação-problema que permite desenvolver uma maneira eficiente e lúdica de representar um conjunto de rotas de navegação entre as ilhas do "Arquipélago dos Piratas". O pano de fundo matemático das atividades está relacionado com o conceito de "autômato finito", pertencente à Área de Computação. Na segunda parte, a oficina propõe o uso das chamadas "funções de transição", inerentes a um autômato finito, para abordar de forma lúdica o conceito de função. Embora, na dissertação, tenha sido aplicada a turmas do sexto ano do Ensino Fundamental, a oficina tem potencial para ser trabalhada em diversas faixas etárias que transitam do Ensino Básico ao Superior.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,70 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficinas de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Experimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutômatos Finitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunçõespt_BR
Título: dc.titleOficina de Matemática Experimental: Caça ao Tesouropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


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