
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Iara de Medeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-25T20:40:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-25T20:40:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino por atividade envolvendo comparação multiplicativa | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921971 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os possíveis efeitos de uma sequência didática com atividades experimentais provoca em aulas de matemática sobre o desempenho de resolução de problemas envolvendo comparação multiplicativa, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa seguiu os preceitos da Engenharia Didática enquanto metodologia de pesquisa, obedecendo as suas etapas. A sequência didática foi fundamentada no Ensino por Atividades Experimentais, composta por 13 atividades. A Experimentação foi desenvolvida nos meses de outubro, novembro e dezembro, aplicamos inicialmente o questionário socioeducacional, o pré-teste, a sequência didática e o pós-teste, em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Belém-PA. O tratamento estatístico utilizamos o teste Exato de Fisher para verificarmos as associações entre as variáveis envolvidas nos testes, o que revelou que nenhum dos fatores socioeducacional investigados interferiu significativamente nos resultados obtidos, indicando que as metodologias de ensino utilizadas foram as responsáveis pelo bom resultado obtido no experimento. Assim, elaboramos um produto educacional com base em nossa pesquisa e nos resultados alcançados, com o propósito de que outros professores de matemática possam conhecer e utilizar em suas aulas | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 6392 | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividade | - |
| Título: dc.title | Ensino por atividade envolvendo comparação multiplicativa | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Iara de Medeiro Alves DISSERTAÇÃO.pdf | 3.41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921971/1/Iara de Medeiro Alves DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: