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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NEVES, LUIZ ANTONIO COSTA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-21T13:08:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-21T13:08:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921908 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | De acordo com o IBGE, existem cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência (PcD) no Brasil em 2022, sendo que 12 milhões não estão inseridas em nenhum tipo de trabalho. Dos 5 milhões de PcD que estão empregados, mais da metade (55%) atua de forma informal. Esses dados ressaltam a desigualdade enfrentada por essa parcela da população em comparação com os não PcD. Diante desse cenário, um dos fatores que afetam a contratação dos PcD é a baixa escolaridade e pouca qualificação e experiência profissional. Nesse contexto, essa pesquisa objetivou investigar a maneira como um curso FIC de Auxiliar Administrativo pode contribuir para que deficientes físicos ingressem no mercado de trabalho. A presente pesquisa foi realizada em um município de pequeno porte na Bahia e foi caracterizada como aplicada, qualitativa, descritiva e exploratória. O método de pesquisa utilizado foi a História de Vida, onde foram entrevistadas 10 pessoas com deficiência física, 5 com deficiência congênita e 5 com deficiência adquirida, com o objetivo de analisar suas experiências no mercado de trabalho. A coleta de dados foi realizada virtualmente, seguindo as orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e a análise dos dados foi realizada utilizando a Análise Textual Discursiva. Para a análise dos dados foram criadas 6 categorias de análise: 1. Capacitismo, 2. Percepção sobre sua deficiência, 3. Dificuldades para o ingresso no mundo do trabalho, 4. O papel da família, 5. Experiência profissional x Capacitismo, e 6. Perspectivas para o futuro no mundo do trabalho. Com base nas categorias analisadas, ficou evidente que a experiência profissional das pessoas com deficiência é frequentemente afetada pelo capacitismo, manifestado por discriminação e preconceito. A falta de oportunidades de emprego, devido a barreiras físicas e crenças equivocadas de que elas não possuem habilidades necessárias é um dos maiores desafios enfrentados. A criação de políticas de inclusão e acessibilidade, além de educar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar e respeitar as pessoas com deficiência demonstra ser um caminho para reduzir a discriminação enfrentada por PcD. Como produto educacional foi elaborado um curso FIC em Assistente Administrativo no formato virtual com carga horária de 50 horas, ofertado na plataforma Moodle | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Mundo do trabalho | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Físico | pt_BR |
| Título: dc.title | INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO MUNDO DO TRABALHO: CONQUISTAS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Luiz.pdf | 2.99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921908/2/Dissertação Luiz.pdfDownload |
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