Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá UEM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JANEGITZ, HYAN AGUIAR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-21T12:04:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-21T12:04:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | HYANAGUIARJANEGITZPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921902 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a fornecer os meios teóricos e práticos para a construção e análise das formas de regimes de temporalidade existentes no contexto educacional, usando da observação e interpretação das narrativas de jovens e adolescentes do ensino médio em um podcast onde as diferentes percepções de tempo a partir das questões geracionais são expostas. Pensando na teoria da história e sua relação com o ensino, é objetivo deste propor discussões de como a aplicação dos fundamentos historiográficos na educação básica tem profundo impacto na formação dos indivíduos. O intuito se fundamenta na função da história enquanto conhecimento orientador de vida e com função social, a partir do conceito de consciência histórica em J. Rüsen e o desenvolvimento dos tempos históricos em R. Koselleck e F. Hartog. Dessa forma evidenciamos a atualidade em que se tem pensado a educação básica por meio da tecnologia, e objetivamos o uso da mídia digital como um caminho para a experiência e reflexão, acerca das narrativas construídas como operadoras do tempo histórico. Após o desenvolvimento do podcast foi possível assimilar, a partir do material produzido, noções de regimes de temporalidade múltiplos atuando sobre um mesmo espaço escolar trazendo a percepção de que cada grupo possui narrativas diversas e que passam por várias temporalidades, onde por meio da mediação do professor foi possível ampliar os horizontes de percepção do tempo histórico e assim partir de uma situação cotidiana como meio para a prática do ensino de história. Dessa forma nosso produto está na orientação contida nessa dissertação afim de que possa ser replicada e atingindo os resultados valiosos para o ensino da história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 632 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Regimes de temporalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | pt_BR |
Título: dc.title | REGIMES DE TEMPORALIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE ANÁLISE DE NARRATIVAS A PARTIR DO USO DE PODCAST NO CONTEXTO ESCOLAR Maringá/PR 2024 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HYANAGUIARJANEGITZPROFHISTORIAUEM.pdf | Dissertação ProfHistória | 631,6 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921902/2/HYANAGUIARJANEGITZPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons