REGIMES DE TEMPORALIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE ANÁLISE DE NARRATIVAS A PARTIR DO USO DE PODCAST NO CONTEXTO ESCOLAR Maringá/PR 2024

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringá UEMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJANEGITZ, HYAN AGUIAR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-21T12:04:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-21T12:04:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-31-
identificador: dc.identifier.otherHYANAGUIARJANEGITZPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921902-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho se propõe a fornecer os meios teóricos e práticos para a construção e análise das formas de regimes de temporalidade existentes no contexto educacional, usando da observação e interpretação das narrativas de jovens e adolescentes do ensino médio em um podcast onde as diferentes percepções de tempo a partir das questões geracionais são expostas. Pensando na teoria da história e sua relação com o ensino, é objetivo deste propor discussões de como a aplicação dos fundamentos historiográficos na educação básica tem profundo impacto na formação dos indivíduos. O intuito se fundamenta na função da história enquanto conhecimento orientador de vida e com função social, a partir do conceito de consciência histórica em J. Rüsen e o desenvolvimento dos tempos históricos em R. Koselleck e F. Hartog. Dessa forma evidenciamos a atualidade em que se tem pensado a educação básica por meio da tecnologia, e objetivamos o uso da mídia digital como um caminho para a experiência e reflexão, acerca das narrativas construídas como operadoras do tempo histórico. Após o desenvolvimento do podcast foi possível assimilar, a partir do material produzido, noções de regimes de temporalidade múltiplos atuando sobre um mesmo espaço escolar trazendo a percepção de que cada grupo possui narrativas diversas e que passam por várias temporalidades, onde por meio da mediação do professor foi possível ampliar os horizontes de percepção do tempo histórico e assim partir de uma situação cotidiana como meio para a prática do ensino de história. Dessa forma nosso produto está na orientação contida nessa dissertação afim de que possa ser replicada e atingindo os resultados valiosos para o ensino da história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent632 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegimes de temporalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcastpt_BR
Título: dc.titleREGIMES DE TEMPORALIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE ANÁLISE DE NARRATIVAS A PARTIR DO USO DE PODCAST NO CONTEXTO ESCOLAR Maringá/PR 2024pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistóriapt_BR
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