FILOSOFIA E LITERATURA: DISTOPIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSales, Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-20T19:33:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-20T19:33:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_jmcsalespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921895-
Resumo: dc.description.abstractDiante da grande passividade dos estudantes frente à conteúdos teóricos e, para eles, muitas vezes enfadonhos, faz-se sempre necessário pensar as práticas de ensino e aprendizagem, buscando, para usar um termo da filosofia da diferença, reterritorializar as práticas pedagógicas, chamando os estudantes para o encanto com o saber. Acreditamos que a literatura tem mesmo esse poder de encantar. Através dela podemos vislumbrar mundos fictícios, que por vezes bebem do mundo real e nos fazem embarcar em viagens até então inimagináveis. Nos faz também voltar desses mundos fictícios e pensar nosso próprio mundo, pensar a vida. Além disso, a apreciação de obras literárias como ferramenta metodológica para o ensino e aprendizagem de Filosofia pode estimular o imaginário, a inteligência e o pensar com a realidade, auxiliando também na criação de conceitos, o que, segundo Deleuze e Guattari, é o que define a Filosofia. Para tal, esta cartografia arrazoa sobre como a literatura distópica 1984 de George Orwell pode ser um aparato para as aulas de filosofia, servindo como recurso didático-metodológico para o estudo de temas como a sociedade disciplinar e a sociedade de controle junto à leitura de pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Discute ainda a possibilidade do ensino de Filosofia como Fábrica de Conceitos, segundo os estudos do professor e filósofo Sílvio Gallo e Ada Kroef. Analisa também como a literatura distópica aparece ou fica de fora no livro Filosofando de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdistopiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectliteraturapt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA E LITERATURA: DISTOPIA COMO FERRAMENTA DE ENSINOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROF-Filo


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