Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sales, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-20T19:33:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-20T19:33:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_jmcsales | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921895 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante da grande passividade dos estudantes frente à conteúdos teóricos e, para eles, muitas vezes enfadonhos, faz-se sempre necessário pensar as práticas de ensino e aprendizagem, buscando, para usar um termo da filosofia da diferença, reterritorializar as práticas pedagógicas, chamando os estudantes para o encanto com o saber. Acreditamos que a literatura tem mesmo esse poder de encantar. Através dela podemos vislumbrar mundos fictícios, que por vezes bebem do mundo real e nos fazem embarcar em viagens até então inimagináveis. Nos faz também voltar desses mundos fictícios e pensar nosso próprio mundo, pensar a vida. Além disso, a apreciação de obras literárias como ferramenta metodológica para o ensino e aprendizagem de Filosofia pode estimular o imaginário, a inteligência e o pensar com a realidade, auxiliando também na criação de conceitos, o que, segundo Deleuze e Guattari, é o que define a Filosofia. Para tal, esta cartografia arrazoa sobre como a literatura distópica 1984 de George Orwell pode ser um aparato para as aulas de filosofia, servindo como recurso didático-metodológico para o estudo de temas como a sociedade disciplinar e a sociedade de controle junto à leitura de pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Discute ainda a possibilidade do ensino de Filosofia como Fábrica de Conceitos, segundo os estudos do professor e filósofo Sílvio Gallo e Ada Kroef. Analisa também como a literatura distópica aparece ou fica de fora no livro Filosofando de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | distopia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | literatura | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA E LITERATURA: DISTOPIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2025_dis_jmcsales.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921895/2/2025_dis_jmcsales.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons