Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Caetano, Camilla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-19T21:25:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-19T21:25:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_ckscaetano | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921858 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de filosofia no ensino médio enfrenta desafios significativos. Um desses desafios consiste na dificuldade de abordar temas abstratos e conceituais, como falácias lógicas, que são erros de raciocínio frequentemente presentes em argumentos cotidianos. Este trabalho analisa a construção de argumentos e seu papel na formação do pensamento crítico, avaliando o jogo Não Seja Enganado! como ferramenta pedagógica. Fundamentado em autores como Copi, Mortari, Walton, Carnielli e Epstein, o estudo combina uma revisão bibliográfica e uma pesquisa empírica. Assim, apresentamos: conceitos da lógica linguística e 18 categorias de falácias; armadilhas digitais, como filtros-bolha e fake news e a importância do pensamento crítico no contexto contemporâneo; e os desafios no ensino de filosofia, considerando a reforma do Novo Ensino Médio. Também se explora o uso do lúdico no ensino, com foco no jogo desenvolvido no projeto de Residência Pedagógica da UFC em 2019. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada entre 2023 e 2024 com dois grupos: estudantes do ensino médio da rede estadual e adultos de diferentes níveis de escolaridade. Os resultados apontam que 82,2% dos participantes consideraram que o jogo facilitou sua compreensão sobre o tema, demonstrando sua viabilidade como ferramenta pedagógica para o ensino de falácias. Além da pesquisa, esta obra finda deixando, como produto educacional, um complicado dos 190 exemplos de falácias utilizados no jogo, analisados e discutidos; para inspirar estudantes do tema na criação e reflexão de seus próprios argumentos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 42,32 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | falácias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | lógica linguística | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pensamento crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FALÁCIAS ATRAVÉS DO JOGO “NÃO SEJA ENGANADO!” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2025_dis_ckscaetano.pdf | 42,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921858/2/2025_dis_ckscaetano.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons