ENSINO DE FALÁCIAS ATRAVÉS DO JOGO “NÃO SEJA ENGANADO!”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCaetano, Camilla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-19T21:25:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-19T21:25:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_ckscaetanopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921858-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de filosofia no ensino médio enfrenta desafios significativos. Um desses desafios consiste na dificuldade de abordar temas abstratos e conceituais, como falácias lógicas, que são erros de raciocínio frequentemente presentes em argumentos cotidianos. Este trabalho analisa a construção de argumentos e seu papel na formação do pensamento crítico, avaliando o jogo Não Seja Enganado! como ferramenta pedagógica. Fundamentado em autores como Copi, Mortari, Walton, Carnielli e Epstein, o estudo combina uma revisão bibliográfica e uma pesquisa empírica. Assim, apresentamos: conceitos da lógica linguística e 18 categorias de falácias; armadilhas digitais, como filtros-bolha e fake news e a importância do pensamento crítico no contexto contemporâneo; e os desafios no ensino de filosofia, considerando a reforma do Novo Ensino Médio. Também se explora o uso do lúdico no ensino, com foco no jogo desenvolvido no projeto de Residência Pedagógica da UFC em 2019. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada entre 2023 e 2024 com dois grupos: estudantes do ensino médio da rede estadual e adultos de diferentes níveis de escolaridade. Os resultados apontam que 82,2% dos participantes consideraram que o jogo facilitou sua compreensão sobre o tema, demonstrando sua viabilidade como ferramenta pedagógica para o ensino de falácias. Além da pesquisa, esta obra finda deixando, como produto educacional, um complicado dos 190 exemplos de falácias utilizados no jogo, analisados e discutidos; para inspirar estudantes do tema na criação e reflexão de seus próprios argumentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent42,32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfaláciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlógica linguísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpensamento críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
Título: dc.titleENSINO DE FALÁCIAS ATRAVÉS DO JOGO “NÃO SEJA ENGANADO!”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROF-Filo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons