Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marciana Liberata da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Rodrigo Alves dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Giarola, Flávio Raimundo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-19T16:50:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-19T16:50:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Minicurso Políticas Públicas | - |
identificador: dc.identifier.other | Material de apoio do Minicurso Políticas de Ação Afirmativa | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921855 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional foi elaborado a partir da pesquisa Consolidação das Políticas de Ação Afirmativa para a População Negra: um estudo junto a técnicos administrativos de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e utilizou dos aportes teóricos e práticos da Dissertação. O PE por nós desenvolvido, um minicurso voltado para os técnicos administrativos sujeitos da pesquisa e que foi construído a partir dos pressupostos do que seria uma intervenção educativa, sob a forma de uma roda de conversa. A capacitação tomou como temas as questões que mais suscitaram necessidade de formação na análise e sugestões fornecidas pelos respondentes da pesquisa acima citada. O objetivo central do PE foi de desenvolver o olhar crítico sobre a temática das ações afirmativas, de modo a favorecer a compreensão acerca do papel dos diversos atores institucionais envolvidos com a inserção e valorização da pessoa negra na EPT. Para o ponto de partida na elaboração do PE foi utilizada a investigação feita pela pesquisa, a qual utilizou de uma pesquisa bibliográfica, documental e de uma pesquisa de campo. Buscando tornar a formação por nós oferecida aos sujeitos de pesquisa mais rica e interativa, desenvolvemos um Material de Apoio, como parte do produto educacional. A partir das respostas que obtivemos ao nosso questionário avaliativo do minicurso, verificou-se que o objetivo da capacitação foi alcançado, ou seja, os participantes não só aderiram ao propósito do produto educacional de refletir criticamente sobre a temática da inserção e da valorização da pessoa negra no âmbito das escolas de EPT e do País, como também indicaram reconhecer a escolha do subtítulo do minicurso: compreender para atuar. Os técnicos administrativos apontaram que, ao contrário do que podem pensar algumas visões mais afoitas ou enviesadas, estão abertos para uma reflexão referente à inclusão. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7,29 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações Afirmativas; Educação Profissional e Tecnológica; Políticas Públicas | - |
Título: dc.title | MINICURSO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA NA EPT: COMPREENDER PARA ATUAR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação de Educação Profissional e Tecnológica | - |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons