MINICURSO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA NA EPT: COMPREENDER PARA ATUAR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marciana Liberata da-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Alves dos-
Autor(es): dc.contributor.authorGiarola, Flávio Raimundo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-19T16:50:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-19T16:50:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Minicurso Políticas Públicas-
identificador: dc.identifier.otherMaterial de apoio do Minicurso Políticas de Ação Afirmativa-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921855-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional foi elaborado a partir da pesquisa Consolidação das Políticas de Ação Afirmativa para a População Negra: um estudo junto a técnicos administrativos de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e utilizou dos aportes teóricos e práticos da Dissertação. O PE por nós desenvolvido, um minicurso voltado para os técnicos administrativos sujeitos da pesquisa e que foi construído a partir dos pressupostos do que seria uma intervenção educativa, sob a forma de uma roda de conversa. A capacitação tomou como temas as questões que mais suscitaram necessidade de formação na análise e sugestões fornecidas pelos respondentes da pesquisa acima citada. O objetivo central do PE foi de desenvolver o olhar crítico sobre a temática das ações afirmativas, de modo a favorecer a compreensão acerca do papel dos diversos atores institucionais envolvidos com a inserção e valorização da pessoa negra na EPT. Para o ponto de partida na elaboração do PE foi utilizada a investigação feita pela pesquisa, a qual utilizou de uma pesquisa bibliográfica, documental e de uma pesquisa de campo. Buscando tornar a formação por nós oferecida aos sujeitos de pesquisa mais rica e interativa, desenvolvemos um Material de Apoio, como parte do produto educacional. A partir das respostas que obtivemos ao nosso questionário avaliativo do minicurso, verificou-se que o objetivo da capacitação foi alcançado, ou seja, os participantes não só aderiram ao propósito do produto educacional de refletir criticamente sobre a temática da inserção e da valorização da pessoa negra no âmbito das escolas de EPT e do País, como também indicaram reconhecer a escolha do subtítulo do minicurso: compreender para atuar. Os técnicos administrativos apontaram que, ao contrário do que podem pensar algumas visões mais afoitas ou enviesadas, estão abertos para uma reflexão referente à inclusão.-
Tamanho: dc.format.extent7,29-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAções Afirmativas; Educação Profissional e Tecnológica; Políticas Públicas-
Título: dc.titleMINICURSO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA NA EPT: COMPREENDER PARA ATUAR-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação de Educação Profissional e Tecnológica-
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