Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOBRINO, ALEXANDRE TARAN | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-18T01:17:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-18T01:17:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissert_ALEXANDRE-24 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921765 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa a importância do Colégio Estadual Miguel Couto na educação pública da cidade de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, ao longo dos seus 66 anos de existência. Discute a presença desse colégio em Cabo Frio, como instituição comprometida com a educação escolar democrática e com a valorização de uma cidade democrática, como faces da mesma moeda. Procura desenvolver sobre a criação do colégio; as alterações na oferta de ensino que se estabeleceram ao longo do tempo; as propostas que ameaçaram a continuidade do colégio numa área valorizada pela especulação imobiliária e as consequentes resistências da comunidade escolar contra ações políticas monocráticas. A importância da educação pública é discutida a partir dos trabalhos de alguns autores que pensam sobre as relações entre o ensino público e a democracia, e nesse aspecto serão apontados alguns eventos e projetos realizados no Colégio Miguel Couto e em outras unidades públicas de ensino que valorizam a construção de escolas e sociedades democráticas. São destacados alguns elementos centrais, que envolvem recursos humanos e materiais existentes no Colégio Miguel Couto, recursos estes que favorecem a oferta de um ensino público de qualidade. Propomos aqui, enquanto produto pedagógico, a criação de um blog que reunisse informações diversas sobre o Colégio Miguel Couto e que fosse construído como uma ferramenta da produção de conhecimento sobre a unidade escolar, com o objetivo inicial de suscitar reflexões entre os estudantes sobre o colégio em que estudam, a fim de estimular, nesses estudantes, o exercício da crítica e o incentivo à autonomia intelectual, levando em conta a importância da inserção consciente do indivíduo na participação política numa sociedade democrática. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Ensino público; Colégio Estadual Miguel Couto. | pt_BR |
Título: dc.title | O COLÉGIO ESTADUAL MIGUEL COUTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissert_Alexandre_Sobrinho-24.pdf | 8.48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921765/2/Dissert_Alexandre_Sobrinho-24.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons