ROTEIRO HISTÓRICO PERIFERIA POR DENTRO DO CENTRO: UMA PROPOSTA DE AULA DE HISTÓRIA PARA JOVENS PERIFÉRICOS VISITANDO LUGARES DE MEMÓRIA QUE REGISTRAM A EXCLUSÃO DOS POBRES DO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorASSUMPÇÃO, FERNANDO LUIZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-18T00:53:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-18T00:53:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
identificador: dc.identifier.otherDISSERT_FERNANDO_ASSUMPÇÃO-24pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921759-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é fruto das vivências enquanto professor da disciplina de História no Ensino Médio de Estado do Rio de Janeiro. A crise da rede estadual de ensino me fez buscar novas práticas pedagógicas, baseadas em uma relação mais democrática e mais humana entre professor e aluno, em que passei a tentar compreender melhor quem são os jovens alunos do Colégio Estadual Visconde de Cairu e possibilitar que os alunos também procurassem compreender melhor o professor na sua ação educativa. A maioria desses jovens pouco gosta do espaço da sala de aula por parecer um espaço de enquadramento opressor que com sucateamento da infraestrutura da escola fica muito difícil de oferecer uma aprendizagem mais lúdica. Assim, as atividades fora dos muros da escola se tornam uma alternativa que pode agradar o aluno e o professor que busca a condição de praticar uma educação libertadora. As primeiras experiências das aulas, além dos muros da escola, foram de visitação a aparelhos culturais no bairro do Centro do Rio de Janeiro e teve um bom resultado para aqueles que participaram, pois promoveram uma relação mais próxima entre os alunos, o professor e a disciplina de História. Essas atividades acabaram por fazer surgir à proposta de roteiro histórico pelas ruas do Centro, visitando lugares de memória que podem possibilitar para os jovens alunos da periferia, um elemento importante para conhecer o processo de exclusão dos pobres do centro da cidade/sociedade, conhecendo assim a sua própria história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectRoteiro histórico; Centro da cidade; Subúrbio carioca; Protagonismo juvenilpt_BR
Título: dc.titleROTEIRO HISTÓRICO PERIFERIA POR DENTRO DO CENTRO: UMA PROPOSTA DE AULA DE HISTÓRIA PARA JOVENS PERIFÉRICOS VISITANDO LUGARES DE MEMÓRIA QUE REGISTRAM A EXCLUSÃO DOS POBRES DO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons