Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ASSUMPÇÃO, FERNANDO LUIZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-18T00:53:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-18T00:53:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERT_FERNANDO_ASSUMPÇÃO-24 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921759 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é fruto das vivências enquanto professor da disciplina de História no Ensino Médio de Estado do Rio de Janeiro. A crise da rede estadual de ensino me fez buscar novas práticas pedagógicas, baseadas em uma relação mais democrática e mais humana entre professor e aluno, em que passei a tentar compreender melhor quem são os jovens alunos do Colégio Estadual Visconde de Cairu e possibilitar que os alunos também procurassem compreender melhor o professor na sua ação educativa. A maioria desses jovens pouco gosta do espaço da sala de aula por parecer um espaço de enquadramento opressor que com sucateamento da infraestrutura da escola fica muito difícil de oferecer uma aprendizagem mais lúdica. Assim, as atividades fora dos muros da escola se tornam uma alternativa que pode agradar o aluno e o professor que busca a condição de praticar uma educação libertadora. As primeiras experiências das aulas, além dos muros da escola, foram de visitação a aparelhos culturais no bairro do Centro do Rio de Janeiro e teve um bom resultado para aqueles que participaram, pois promoveram uma relação mais próxima entre os alunos, o professor e a disciplina de História. Essas atividades acabaram por fazer surgir à proposta de roteiro histórico pelas ruas do Centro, visitando lugares de memória que podem possibilitar para os jovens alunos da periferia, um elemento importante para conhecer o processo de exclusão dos pobres do centro da cidade/sociedade, conhecendo assim a sua própria história. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Roteiro histórico; Centro da cidade; Subúrbio carioca; Protagonismo juvenil | pt_BR |
Título: dc.title | ROTEIRO HISTÓRICO PERIFERIA POR DENTRO DO CENTRO: UMA PROPOSTA DE AULA DE HISTÓRIA PARA JOVENS PERIFÉRICOS VISITANDO LUGARES DE MEMÓRIA QUE REGISTRAM A EXCLUSÃO DOS POBRES DO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERT_FERNANDO_ASSUMPÇÃO-24.pdf | 5,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921759/2/DISSERT_FERNANDO_ASSUMPÇÃO-24.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons