Casos Investigativos

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Adelaide dos Santos Corrêa da-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa, Thiago Henrique Barnabé-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-17T14:22:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-17T14:22:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-
identificador: dc.identifier.otherCASOS INVESTIGATIVOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921752-
Resumo: dc.description.abstractApenas o conhecimento de química não é suficiente para alcançar problemas surgidos em sala de aula, uma vez que esse conhecimento não leva em conta as interações humanas presentes no ambiente escolar. Para que haja uma formação sólida do estudante é necessário criar estratégias e metodologias que possam aproximar o conhecimento científico do cotidiano. Para esse trabalho foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso (EC) com intuito de colocar o aluno frente à situações problema reais e através de informações fornecidas, propor a solução para os problemas. Os casos tiveram que ser elaborados, uma vez que, no Brasil, não há muito material para ser trabalhado e levaram os alimentos como temática (assunto de interesse do público- alvo. O público- alvo dessa pesquisa foram 10 alunos do segundo e terceiro períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), público, normalmente, esquecido quando se trata de políticas educacionais. Desse grupo de análise 7 alunos foram até o final da pesquisa e 3 alunos desistiram por problemas pessoais. A relevância desse trabalho reside no fato da metodologia do EC não ser muito utilizada, principalmente, no público da EJA. O trabalho tinha por objetivo discutir as potencialidades do método de EC no ensino de Química para a EJA e desenvolver e aplicar casos investigativos em alunos da EJA. Um questionário avaliou o conhecimento prévio dos assuntos a serem tratados no EC e outro questionário avaliou a aceitabilidade do método. Os alunos tiveram boa aceitação com relação a metodologia e consideraram interessante a forma de trabalho. Conclui-se, portanto, que os objetivos foram alcançados: o método de estudo de caso possui potencial para ser utilizado no ensino de química de alunos da EJA. Os alunos tiveram boa aceitação e compreensão do método.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.179 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnutriçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectestudo de casopt_BR
Título: dc.titleCasos Investigativospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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