Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Adelaide dos Santos Corrêa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa, Thiago Henrique Barnabé | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-17T14:22:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-17T14:22:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | CASOS INVESTIGATIVOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921752 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apenas o conhecimento de química não é suficiente para alcançar problemas surgidos em sala de aula, uma vez que esse conhecimento não leva em conta as interações humanas presentes no ambiente escolar. Para que haja uma formação sólida do estudante é necessário criar estratégias e metodologias que possam aproximar o conhecimento científico do cotidiano. Para esse trabalho foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso (EC) com intuito de colocar o aluno frente à situações problema reais e através de informações fornecidas, propor a solução para os problemas. Os casos tiveram que ser elaborados, uma vez que, no Brasil, não há muito material para ser trabalhado e levaram os alimentos como temática (assunto de interesse do público- alvo. O público- alvo dessa pesquisa foram 10 alunos do segundo e terceiro períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), público, normalmente, esquecido quando se trata de políticas educacionais. Desse grupo de análise 7 alunos foram até o final da pesquisa e 3 alunos desistiram por problemas pessoais. A relevância desse trabalho reside no fato da metodologia do EC não ser muito utilizada, principalmente, no público da EJA. O trabalho tinha por objetivo discutir as potencialidades do método de EC no ensino de Química para a EJA e desenvolver e aplicar casos investigativos em alunos da EJA. Um questionário avaliou o conhecimento prévio dos assuntos a serem tratados no EC e outro questionário avaliou a aceitabilidade do método. Os alunos tiveram boa aceitação com relação a metodologia e consideraram interessante a forma de trabalho. Conclui-se, portanto, que os objetivos foram alcançados: o método de estudo de caso possui potencial para ser utilizado no ensino de química de alunos da EJA. Os alunos tiveram boa aceitação e compreensão do método. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.179 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | nutrição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estudo de caso | pt_BR |
Título: dc.title | Casos Investigativos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CASOS INVESTIGATIVOS.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921752/2/CASOS INVESTIGATIVOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons