EDUCAÇÃO FÍSICA PARA SUPERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - refletindo a ação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Luciene Ferreira da Silva GABRIELA APARECIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-17T19:04:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-17T19:04:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
identificador: dc.identifier.otherE-book Ed Física para transformaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921727-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na Cultura Corporal. O estudo busca investigar as condições objetivas estabelecidas pelas políticas públicas educacionais, com ênfase nas aulas de Educação Física da rede municipal de Lençóis Paulista. Os objetivos específicos incluem a utilização da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora como fundamentos teóricos e pedagógicos, além de estimular o pensamento crítico-filosófico dos alunos, visando à compreensão contextualizada da cultura corporal. O estudo adota o Materialismo Histórico-Dialético como método de análise para compreender a realidade sociopolítica, e examina os impactos das políticas neoliberais no esvaziamento do conhecimento escolar, realizada através de pesquisa documental e pesquisa de campo. Propõe-se, ainda, a construção e aplicação de um objeto de ensino que promova o desenvolvimento do conhecimento científico, filosófico e artístico, com vistas à transformação dos estudantes por meio da educação. Esse objeto de ensino, na forma de um e-book, intitula-se "Educação Física para a Superação e Transformação Social: refletindo a ação". A pesquisa também evidencia a necessidade de avançar nas discussões dentro do contexto escolar, aprofundando- se nas bases teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica. Isso se torna essencial para a produção de um conhecimento que, sem perder de vista a totalidade, seja capaz de promover transformações significativas. Dessa forma, almeja-se contribuir para um ensino que fomente uma práxis reflexiva e crítica, possibilitando a construção de um modelo alternativo de sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física. Transformação. Superação. Voleibol. Cultura Corporalpt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA PARA SUPERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - refletindo a açãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons