
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cordeiro, Cledyana Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T19:25:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T19:25:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas por atividades experimentais | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921677 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Minha1 formação me proporcionou, enquanto educadora, conhecer inúmeras ferramentas para ensinar matemática. Dentre os tópicos de matemática a geometria é área que me despertou interesse desde os primeiros contatos no qual tive curiosidade em compreender e aprender, esse interesse cresceu durante minha formação acadêmica, despertando o anseio de pesquisar, desenvolver, adaptar recursos para ensinar geometria, especificamente a geometria plana. Segundo Cordeiro (2021, p. 44) “o ensino da geometria é de grande valia na formação do aluno”, mas alguns professores optam por não ministrar esse tópico da matemática seja pela falta de tempo ou ainda por considerar um conteúdo difícil. Indo em contrapartida com essa realidade, decidimos abordar nesta pesquisa o ensino de área de figuras planas. Área de figuras planas é um dos conteúdo da unidade temática grandezas e medidas, que possui grande relação com a geometria, o conteúdo é abordado durante os anos finais do ensino fundamental, no 6º ano do ensino fundamental deveria iniciar-se o ensino de área por meio de malhas quadriculadas, onde o aluno começaria a ter noção de área, e no decorrer do ensino fundamental o aluno vai adquirir conhecimento e habilidade para identificar unidade de área e resolver problemas que envolvam o cálculo de área. O desejo de ensinar de forma diferenciada foi despertado durante a minha graduação, percebi que as metodologias utilizadas por nossos professores durante o ensino fundamental e ensino médio não eram suficientes para atrair atenção de todos os alunos e apenas uma minoria conseguia aprender os conteúdos. De forma que essas experiências me levaram a refletir sobre o tipo de professor que desejamos ser, queríamos ser mais um professor de matemática ou “o professor de matemática”? | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 1811 | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Figuras planas | - |
| Título: dc.title | Uma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas por atividades experimentais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Cledyana Souza Cordeiro Produto Educacional.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921677/1/Cledyana Souza Cordeiro Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: