Uma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas por atividades experimentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorCordeiro, Cledyana Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-13T19:25:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-13T19:25:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas por atividades experimentais-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921677-
Resumo: dc.description.abstractMinha1 formação me proporcionou, enquanto educadora, conhecer inúmeras ferramentas para ensinar matemática. Dentre os tópicos de matemática a geometria é área que me despertou interesse desde os primeiros contatos no qual tive curiosidade em compreender e aprender, esse interesse cresceu durante minha formação acadêmica, despertando o anseio de pesquisar, desenvolver, adaptar recursos para ensinar geometria, especificamente a geometria plana. Segundo Cordeiro (2021, p. 44) “o ensino da geometria é de grande valia na formação do aluno”, mas alguns professores optam por não ministrar esse tópico da matemática seja pela falta de tempo ou ainda por considerar um conteúdo difícil. Indo em contrapartida com essa realidade, decidimos abordar nesta pesquisa o ensino de área de figuras planas. Área de figuras planas é um dos conteúdo da unidade temática grandezas e medidas, que possui grande relação com a geometria, o conteúdo é abordado durante os anos finais do ensino fundamental, no 6º ano do ensino fundamental deveria iniciar-se o ensino de área por meio de malhas quadriculadas, onde o aluno começaria a ter noção de área, e no decorrer do ensino fundamental o aluno vai adquirir conhecimento e habilidade para identificar unidade de área e resolver problemas que envolvam o cálculo de área. O desejo de ensinar de forma diferenciada foi despertado durante a minha graduação, percebi que as metodologias utilizadas por nossos professores durante o ensino fundamental e ensino médio não eram suficientes para atrair atenção de todos os alunos e apenas uma minoria conseguia aprender os conteúdos. De forma que essas experiências me levaram a refletir sobre o tipo de professor que desejamos ser, queríamos ser mais um professor de matemática ou “o professor de matemática”?-
Tamanho: dc.format.extent1811-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectSEQUÊNCIA DIDÁTICA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFiguras planas-
Título: dc.titleUma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas por atividades experimentais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais