Roteiro de Direção Teatral para o Professor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Érika Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa, Thiago Henrique Barnabé-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-13T15:20:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-13T15:20:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-
identificador: dc.identifier.otherRoteiro de Direção Teatral para o Professorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921676-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de química enfrenta desafios que vão além do domínio do conteúdo, pois envolve interações humanas e o contexto escolar. Para aproximar o conhecimento científico do cotidiano, este trabalho utilizou o teatro como ferramenta pedagógica no ensino de química. Foi aplicada uma peça teatral em uma escola pública de Valparaíso de Goiás, com o objetivo de explorar conceitos científicos de maneira lúdica e promover maior engajamento dos estudantes. A peça abordou a história das ligações químicas, apresentando conceitos de forma narrativa e interativa. A metodologia seguiu os princípios do Estudo de Caso, envolvendo observações, questionários de avaliação inicial e final, além de atividades práticas relacionadas ao tema da peça. O público-alvo foram 32 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Os resultados mostraram que o teatro foi bem aceito, facilitando a compreensão de conceitos complexos e promovendo uma conexão mais significativa entre o conteúdo de química e a vida cotidiana dos estudantes. Conclui-se que o teatro possui grande potencial como recurso pedagógico para o ensino de química, tornando o aprendizado mais atrativo e eficaz.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.941 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectteatropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectligações químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Título: dc.titleRoteiro de Direção Teatral para o Professorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons