Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Érika Marques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa, Thiago Henrique Barnabé | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T15:20:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T15:20:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Roteiro de Direção Teatral para o Professor | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921676 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de química enfrenta desafios que vão além do domínio do conteúdo, pois envolve interações humanas e o contexto escolar. Para aproximar o conhecimento científico do cotidiano, este trabalho utilizou o teatro como ferramenta pedagógica no ensino de química. Foi aplicada uma peça teatral em uma escola pública de Valparaíso de Goiás, com o objetivo de explorar conceitos científicos de maneira lúdica e promover maior engajamento dos estudantes. A peça abordou a história das ligações químicas, apresentando conceitos de forma narrativa e interativa. A metodologia seguiu os princípios do Estudo de Caso, envolvendo observações, questionários de avaliação inicial e final, além de atividades práticas relacionadas ao tema da peça. O público-alvo foram 32 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Os resultados mostraram que o teatro foi bem aceito, facilitando a compreensão de conceitos complexos e promovendo uma conexão mais significativa entre o conteúdo de química e a vida cotidiana dos estudantes. Conclui-se que o teatro possui grande potencial como recurso pedagógico para o ensino de química, tornando o aprendizado mais atrativo e eficaz. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.941 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | teatro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ligações química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Título: dc.title | Roteiro de Direção Teatral para o Professor | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Roteiro de Direção Teatral para o Professor.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921676/1/Roteiro de Direção Teatral para o Professor.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons