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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CORDEIRO, CLEDYANA SOUZA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T19:19:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T19:19:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O ensino de área de figuras planas por atividades experimentais para alunos cegos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921667 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte indagação científica: Que possíveis efeitos a aplicação de uma sequência didática para o ensino de área de figuras planas, baseada no ensino por atividades experimentais, pode ter sobre o desempenho de estudantes cegos na resolução de questões do assunto? Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo geral: Analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de área de figuras planas, baseada no ensino por atividades experimentais, pode ter sobre o desempenho de estudantes cegos na resolução de questões do assunto. tomamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Michelle Artigue, onde fundamentamos a pesquisa nas quatro fases da ED: análises prévias, análises a priori, experimentação e validação. Desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática como proposta de ensino para trabalhar áreas de figuras planas para alunos cegos. Utilizamos como metodologias de ensino o Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas de Sá e como recurso didático o uso de material manipulável. A experimentação foi realizada com dois jovens cegos da xona rural do município de Irituia, ocorreu no mês de outubro e novembro de 2023, em seis encontros com duração de duas horas cada um. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa (acertos, erros, brancos) e quantitativa (porcentagem de acertos, erros e brancos) por meio da tabulação dos dados em quadros e gráficos. A partir da comparação dos resultados da experimentação (hipótese a posteriori) com as hipóteses a priori estabelecidas na fase de concepção e análise a priori, e da confrontação dos resultados do pré-teste e pós-teste, determinamos a validação de cada um dos instrumentos utilizados na aplicação da sequência didática. Os resultados das análises revelaram que houve melhoria no desempenho dos participantes, o participante A respondeu corretamente 4/10 questões do pré-teste e deixou 6/10 em branco no pós-teste resolveu às 10/10 questões corretamente e o participante B que deixou todas as 10/10 questões do pré-teste em branco, resolveu todas as questões do pós-teste obtendo 9/10 acertos e 1/10 de erros. Dessa forma concluímos que as metodologias e recursos utilizados tiveram um efeito positivo no ensino de área de figuras planas para alunos cegos. Obtivemos a partir das atividades desenvolvidas nesta pesquisa um produto educacional que se encontra no link | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3065 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Área de figuras planas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática para cegos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática por Atividades Experimentais | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA ALUNOS CEGOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Cledyana Souza Cordeiro Dissertação.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921667/1/Cledyana Souza Cordeiro Dissertação.pdfDownload |
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