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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, DILVAN SIMÕES DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T02:20:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T02:20:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921656 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A orientação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) é uma etapa crucial no processo de formação dos estudantes, requerendo uma abordagem diferenciada, considerando as particularidades desse público. A Pedagogia de Projetos surge como uma proposta metodológica para contribuir na construção dos planos de negócios dos estudantes do Proeja, que é o TCC que os discentes devem apresentar ao final do Curso Técnico. Partindo da premissa de que o aprendizado é mais significativo quando os estudantes se envolvem em situações reais e colaborativas, esta pesquisa investigou as contribuições da Pedagogia de Projetos na construção dos TCCs, no Curso Técnico em Administração Proeja do CETEP Recôncavo II Alberto Torres. O desenvolvimento da pesquisa foi embasado nos estudos sobre a EJA integrada à EPT (Educação Profissional e Tecnológica) propostos por Oliveira (2019), Moura e Henrique (2012), Souza e Medeiros Neta (2021); a discussão do PROEJA à luz do trabalho como princípio educativo foi ancorada em Saviani (2007), Kuenzer (1989), Ciavatta e Ramos (2011); para o uso da Pedagogia de Projetos no PROEJA, as discussões foram sustentadas nos estudos de Bender (2014), Silva Sobrinho (2022), Fleck (2007), Dewey (2023), Freire (1996); na articulação sinérgica entre Aprendizagem Significativa e Pedagogia de Projetos foi ancorada por Pelizzari (2003), Moreira (2012), Bessa (2011); na elucidação do Plano de Negócios como produto de conclusão de curso foi amparado nos estudos de Dornelas (2011, 2019), Silva (2022), Bernardi (2006). Esta foi uma pesquisa aplicada, de natureza interventiva, objetivo descritivo, em que foram investigadas as concepções que os sujeitos (docentes e discentes) apresentam sobre TCC, para, a partir daí, propor uma intervenção pedagógica por meio da aplicação de uma SD, com foco na Pedagogia de Projetos. A coleta de dados se deu por meio de análise documental, questionários e observação participante. Para análise desses dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentada em Moraes e Galiazzi (2006, 2011) e a técnica da observação participante. Os resultados encontrados evidenciaram carências no atual processo de construção do TCC no Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos da localidade de Cruz das Almas – Bahia, as quais se atêm para as dificuldades de leitura, de escrita, de produção do produto educacional, dentre outras. A aplicação da SD desenvolvida sob práticas da Pedagogia de Projetos demonstrou-se importante para aprimorar os resultados do TCC no Proeja, ampliando a facilitação, a compreensão, o protagonismo, a criticidade, a reflexão e outras nuances educacionais, incluindo ainda o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e inovadoras. Foi possível concluir que o processo atual de construção do TCC apresenta carências significativas, no entanto, a aplicação da Pedagogia de Projetos por meio de uma sequência didática mostrou-se eficaz para mitigar essas dificuldades, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e alinhando-o de forma mais precisa às necessidades reais dos educandos do Proeja. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | : Pedagogia de Projetos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Título: dc.title | PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NO PROEJA DO CETEP RECÔNCAVO II ALBERTO TORRES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Dissertação_Final_Dilvan_Oliveira.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921656/2/Dissertação_Final_Dilvan_Oliveira.pdfDownload |
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