COLETIVO DAOMÉ: HISTÓRIAS DE VIDAS DE MULHERES NEGRAS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR EM SERRINHA-BA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ANTIRRACISTA

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAPISTRANO, RAFAELLA DE LIMA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-13T02:07:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-13T02:07:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921654-
Resumo: dc.description.abstractO Presente trabalho tem como objetivo investigativo perceber quais são os caminhos e as possibilidades para desenvolver uma proposta de educação antirracista no contexto da comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, na cidade de Serrinha, Bahia. Nesse sentido, destacam-se as histórias de vida das mulheres que ajudaram a fundar o Coletivo Daomé, um grupo que pretendeu se destacar no contexto educacional por fomentar a educação antirracista. Nesse sentido, a pesquisa apresenta um panorama das atividades desenvolvidas pelo coletivo, incluindo oficinas, eventos e ações de conscientização, evidenciando a relevância dessas práticas na formação de um ambiente escolar mais inclusivo. Para tanto, construí uma fundamentação teórica embasada nas reflexões sobre a Educação Profissional na rede pública da Bahia, apoiada em autores que abordam a Educação Antirracista, sob a lei 10.639/03, em debates sobre raça, gênero e interseccionalidade e em considerações sobre coletivos como espaços não-formais de aprendizagens. Metodologicamente, elegi as histórias de vida como caminho a trilhar em virtude da escolha de fazer emergir as vozes, por muitos silenciadas, de meninas e mulheres negras radicadas no interior do nordeste brasileiro. Para tanto, foram solicitadas autobiografias para as participantes da pesquisa, com o interesse de traçar a trajetória dessas mulheres até o momento em que as suas vidas se cruzaram em virtude de sua atuação no Coletivo Daomé. Os resultados da pesquisa indicam que a participação no Coletivo Daomé não apenas fortalece a identidade racial de suas integrantes, mas também promove um espaço de diálogo e reflexão sobre questões de gênero e racismo, contribuindo para a construção de uma cultura escolar mais equitativa. Como resultado desse trabalho, apresento, como produto educacional, um documento referencial gestado durante a construção do grupo. Trata-se do seu regimento interno, documento que procurou formalizar e institucionalizar suas ações e assegurar a continuidade de suas práticas educativas, fortalecendo a proposta do grupo como um produto educacional relevante no âmbito da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectColetivo de Mulheres Negraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistórias de Vidapt_BR
Título: dc.titleCOLETIVO DAOMÉ: HISTÓRIAS DE VIDAS DE MULHERES NEGRAS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR EM SERRINHA-BA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ANTIRRACISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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