
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CAPISTRANO, RAFAELLA DE LIMA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T02:07:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T02:07:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921654 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Presente trabalho tem como objetivo investigativo perceber quais são os caminhos e as possibilidades para desenvolver uma proposta de educação antirracista no contexto da comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, na cidade de Serrinha, Bahia. Nesse sentido, destacam-se as histórias de vida das mulheres que ajudaram a fundar o Coletivo Daomé, um grupo que pretendeu se destacar no contexto educacional por fomentar a educação antirracista. Nesse sentido, a pesquisa apresenta um panorama das atividades desenvolvidas pelo coletivo, incluindo oficinas, eventos e ações de conscientização, evidenciando a relevância dessas práticas na formação de um ambiente escolar mais inclusivo. Para tanto, construí uma fundamentação teórica embasada nas reflexões sobre a Educação Profissional na rede pública da Bahia, apoiada em autores que abordam a Educação Antirracista, sob a lei 10.639/03, em debates sobre raça, gênero e interseccionalidade e em considerações sobre coletivos como espaços não-formais de aprendizagens. Metodologicamente, elegi as histórias de vida como caminho a trilhar em virtude da escolha de fazer emergir as vozes, por muitos silenciadas, de meninas e mulheres negras radicadas no interior do nordeste brasileiro. Para tanto, foram solicitadas autobiografias para as participantes da pesquisa, com o interesse de traçar a trajetória dessas mulheres até o momento em que as suas vidas se cruzaram em virtude de sua atuação no Coletivo Daomé. Os resultados da pesquisa indicam que a participação no Coletivo Daomé não apenas fortalece a identidade racial de suas integrantes, mas também promove um espaço de diálogo e reflexão sobre questões de gênero e racismo, contribuindo para a construção de uma cultura escolar mais equitativa. Como resultado desse trabalho, apresento, como produto educacional, um documento referencial gestado durante a construção do grupo. Trata-se do seu regimento interno, documento que procurou formalizar e institucionalizar suas ações e assegurar a continuidade de suas práticas educativas, fortalecendo a proposta do grupo como um produto educacional relevante no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5.6MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Coletivo de Mulheres Negras | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias de Vida | pt_BR |
| Título: dc.title | COLETIVO DAOMÉ: HISTÓRIAS DE VIDAS DE MULHERES NEGRAS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR EM SERRINHA-BA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ANTIRRACISTA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertacaocompleta.pdf | 5.77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921654/2/Dissertacaocompleta.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons