Roteiro de Oficina de formação de Professores: flexibilização da avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Júnior, Luiz Carlos Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorRaymundo, Gislene Miotto Catolino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-12T23:37:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-12T23:37:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherRoteiro de Oficina de Formação de Professores_flexibilização da avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921652-
Resumo: dc.description.abstractO Roteiro de Oficina é um Produto Educacional elaborado como parte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com o propósito de contribuir para a formação continuada de professores. A oficina foi aplicada com oito docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que ensinam no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Câmpus Florianópolis do IFSC. Seu objetivo foi promover reflexões e a revisão de conceitos sobre a avaliação da aprendizagem, articulando as práticas avaliativas dos participantes às diretrizes institucionais e teorias sobre o tema da avaliação, a fim de enfrentar problemas identificados no contexto de trabalho desses docentes. A estratégia metodológica baseia-se em atividades interativas que incentivam a participação ativa dos docentes, combinando a problematização da prática, troca de experiências, exposição teórica, trabalhos em grupo e debates. O roteiro pode ser aplicado a docentes de diferentes cursos da Educação Profissional e Tecnológica, tanto de nível médio como superior, considerando as situações reais dos participantes e as especificidades dos cursos. Pode ainda integrar atividades pedagógicas institucionais, como programas de formação e encontro de professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,55 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica. Avaliação da Aprendizagem. Formação Continuada. Curso Superior de Tecnologia. Produto Educacional.pt_BR
Título: dc.titleRoteiro de Oficina de formação de Professores: flexibilização da avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons