Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SUDO, Luciene Ferreira da Silva ADRIANA NITA MARTINEZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-12T14:44:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-12T14:44:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | OBJETO EDUCACIONAL – ADRIANA SUDO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921634 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando o resultado da dissertação sobre o jogo de papéis, o objetivo geral foi contribuir para que o jogo de papéis seja utilizado como um momento de aprendizagem, de maneira intencional e crítica, por meio da materialidade histórica do homem em sociedade. Concomitantemente, os objetivos específicos são: desenvolver uma sequência didática para os alunos com sugestões para os professores; por meio dos referenciais teóricos críticos, analisar a prática à luz dos estudos da Pedagogia Histórico-Crítica; contribuir para que o professor possa trabalhar de maneira intencional o jogo de papéis na Educação Infantil. Sendo assim, a metodologia de desenvolvimento do objeto de ensino sustentando- se na Pedagogia Histórico-Crítica articulou os cincos momentos do método de ensino da Pedagogia Histórico-Crítica propostos por Saviani (1999): prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social. O objeto de ensino desenvolvido se sustenta na Pedagogia Histórico-Crítica, na totalidade, na dialética e na práxis, não perdendo de vista os processos contraditórios e hegemônicos da prática social. Esse objeto de ensino destina-se as crianças da Educação Infantil. O jogo desenvolvido com as crianças foi confeccionado pela professora pesquisadora utilizando uma caixa de papelão que continha: Fichas com as profissões; Fichas coloridas representando o dinheiro e cartão de crédito; Massinha de modelar; Chapéu ou boné branco; Rolinhos de plástico ou de madeira; Pratinhos, Garfinhos; Colherinhas; Copinhos de plástico; Vassoura; Rodo; Pá; Pano para limpar; Avental de TNT; Touca; Luva descartável; Borrifador com álcool; Cesto de pão; Bandejas descartáveis. Desse modo, o objeto de ensino desenvolvido, promoveu situações de ensino que fizeram com que as crianças estabelecessem relações com realidade, tiveram acesso ao conhecimento científico, por meio da intervenção docente, contribuindo para o processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo possíveis caminhos de intervenção pedagógica do jogo de papéis na Educação Infantil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19.869 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil; Jogo de papéis; Pedagogia Histórico-Crítica. | pt_BR |
Título: dc.title | Jogo de papéis: Brincando de padaria | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
OBJETO EDUCACIONAL-ADRIANA SUDO (1).pdf | 19,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921634/2/OBJETO EDUCACIONAL-ADRIANA SUDO (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons