Jogo de papéis: Brincando de padaria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSUDO, Luciene Ferreira da Silva ADRIANA NITA MARTINEZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-12T14:44:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-12T14:44:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-07-
identificador: dc.identifier.otherOBJETO EDUCACIONAL – ADRIANA SUDOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921634-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando o resultado da dissertação sobre o jogo de papéis, o objetivo geral foi contribuir para que o jogo de papéis seja utilizado como um momento de aprendizagem, de maneira intencional e crítica, por meio da materialidade histórica do homem em sociedade. Concomitantemente, os objetivos específicos são: desenvolver uma sequência didática para os alunos com sugestões para os professores; por meio dos referenciais teóricos críticos, analisar a prática à luz dos estudos da Pedagogia Histórico-Crítica; contribuir para que o professor possa trabalhar de maneira intencional o jogo de papéis na Educação Infantil. Sendo assim, a metodologia de desenvolvimento do objeto de ensino sustentando- se na Pedagogia Histórico-Crítica articulou os cincos momentos do método de ensino da Pedagogia Histórico-Crítica propostos por Saviani (1999): prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social. O objeto de ensino desenvolvido se sustenta na Pedagogia Histórico-Crítica, na totalidade, na dialética e na práxis, não perdendo de vista os processos contraditórios e hegemônicos da prática social. Esse objeto de ensino destina-se as crianças da Educação Infantil. O jogo desenvolvido com as crianças foi confeccionado pela professora pesquisadora utilizando uma caixa de papelão que continha: Fichas com as profissões; Fichas coloridas representando o dinheiro e cartão de crédito; Massinha de modelar; Chapéu ou boné branco; Rolinhos de plástico ou de madeira; Pratinhos, Garfinhos; Colherinhas; Copinhos de plástico; Vassoura; Rodo; Pá; Pano para limpar; Avental de TNT; Touca; Luva descartável; Borrifador com álcool; Cesto de pão; Bandejas descartáveis. Desse modo, o objeto de ensino desenvolvido, promoveu situações de ensino que fizeram com que as crianças estabelecessem relações com realidade, tiveram acesso ao conhecimento científico, por meio da intervenção docente, contribuindo para o processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo possíveis caminhos de intervenção pedagógica do jogo de papéis na Educação Infantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19.869 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil; Jogo de papéis; Pedagogia Histórico-Crítica.pt_BR
Título: dc.titleJogo de papéis: Brincando de padariapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantilpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons