O ENSINO DA COMPARAÇÃO DE CONJUNTOS INFINITOS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Euvaldo Soares da-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-12T14:28:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-12T14:28:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-12-
identificador: dc.identifier.otherO ensino da comparação de conjuntos infinitos por meio de atividades experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921633-
Resumo: dc.description.abstractCaro professor, este produto educaional aborda o conceito de Função com ênfase na Bijeção de Função e sua aplicação na comparação da cardinalidade de conjuntos infinitos. Ele foi construido a partir da pesquisa de Silva (2023), uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que tinha por objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Bijeção de Função por meio de atividades experimentais sobre a participação nas aulas, à construção de conceito e o desempenho na resolução de questões que abordam o assunto e sua aplicação. Função é um conteúdo de grande relevância, devido sua riqueza de linguagens e representações que possibilitam a compreensão, interpretação e construção de argumentos e modelos que fundamentam a resolução de situações-problema no contexto escolar ou da vida cotidiana, bem como o desevolvimento de competências e habilidades que auxiliam na aquisição de conhecimentos da Matemática e outras áreas do conhecimento. Por esse fato, esse é um dos conteúdos matemáticos mais estudado ao longo do Ensino Médio. Um fato intrigante é que mesmo sendo um assunto tão trabalhado, pesquisas como as de Guimarães (2010), Magarinus (2011), Santos (2013) e Silva (2018) destacam uma acentuada deficiência dos estudantes em relação aos conceitos e linguagens das funções. Por que um assunto que é tão trabalhado é pouco compreendido pelos discentes? A partir dessa inquietação realizamos um estudo sobre Função, por meio da nálise de documentos curriculares oficiais e livros didáticos, revisão de estudos e pesquisa de campo, o que evidenciou as lacunas e nos impulsionou a buscar uma forma eficaz de promover o ensino e a aprendizagem desse conteúdopt_BR
Tamanho: dc.format.extent3150pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA COMPARAÇÃO DE CONJUNTOS INFINITOS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais