Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Euvaldo Soares da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-12T14:28:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-12T14:28:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino da comparação de conjuntos infinitos por meio de atividades experimentais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921633 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro professor, este produto educaional aborda o conceito de Função com ênfase na Bijeção de Função e sua aplicação na comparação da cardinalidade de conjuntos infinitos. Ele foi construido a partir da pesquisa de Silva (2023), uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que tinha por objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Bijeção de Função por meio de atividades experimentais sobre a participação nas aulas, à construção de conceito e o desempenho na resolução de questões que abordam o assunto e sua aplicação. Função é um conteúdo de grande relevância, devido sua riqueza de linguagens e representações que possibilitam a compreensão, interpretação e construção de argumentos e modelos que fundamentam a resolução de situações-problema no contexto escolar ou da vida cotidiana, bem como o desevolvimento de competências e habilidades que auxiliam na aquisição de conhecimentos da Matemática e outras áreas do conhecimento. Por esse fato, esse é um dos conteúdos matemáticos mais estudado ao longo do Ensino Médio. Um fato intrigante é que mesmo sendo um assunto tão trabalhado, pesquisas como as de Guimarães (2010), Magarinus (2011), Santos (2013) e Silva (2018) destacam uma acentuada deficiência dos estudantes em relação aos conceitos e linguagens das funções. Por que um assunto que é tão trabalhado é pouco compreendido pelos discentes? A partir dessa inquietação realizamos um estudo sobre Função, por meio da nálise de documentos curriculares oficiais e livros didáticos, revisão de estudos e pesquisa de campo, o que evidenciou as lacunas e nos impulsionou a buscar uma forma eficaz de promover o ensino e a aprendizagem desse conteúdo | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3150 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA COMPARAÇÃO DE CONJUNTOS INFINITOS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Euvaldo Soares da Silva Produto Educacional.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921633/1/Euvaldo Soares da Silva Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: