Melhorias ou Vandalismo?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Gláucia Luciana De Almeida Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-12T17:43:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-12T17:43:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-20-
identificador: dc.identifier.otherMelhorias_Vandalismo_Glaucia_Prod Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921621-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional desenvolvido para este trabalho intitula-se "Contribuições de uma Atividade Orientadora de Ensino para discussões entre vandalismo, matemática e taxa Tributária". O título "Melhorias ou Vandalismo?", que nomeia o jogo, justifica-se pela concepção de que a ausência de vandalismo propicia um ambiente favorável à implementação de melhorias no contexto escola. Este jogo encontra-se em um arquivo, tanto na versão colorida quanto na versão preto e branco, para que os professores possam reproduzir os tabuleiros de acordo com os recursos disponíveis em suas escolas. O jogo possui um tabuleiro, quatro peças que representam os diretores da escola, um dado, cartas do “Guardião do Impostômetro”, cartas “Melhorias ou Vandalismo?” e as regras do jogo. Pode ser jogado por duas a quatro pessoas, com a duração das rodadas definida no início, conforme as regras estabelecidas. O jogo proporciona aos estudantes a oportunidade de refletirem sobre o conceito de tributos e como, por meio de habilidades matemáticas, é possível calcular os valores pagos em impostos, contribuindo, dessa forma, para uma reflexão de uma possível diminuição do vandalismo escolar. O componente curricular deste produto é a Matemática. Desenvolvemos este jogo como um recurso pedagógico para que os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio compreendam a gestão dos recursos financeiros recebidos pelas escolas. Nosso objetivo é promover reflexões sobre a administração desses recursos, destacando como podem ser utilizados para melhorias no ambiente escolar, contrapondo-se ao vandalismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25.9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática. Ensino Médio. Atividade Orientadora de Ensino. Vandalismo. Impostos.pt_BR
Título: dc.titleMelhorias ou Vandalismo?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons