O ENSINO DA COMPARAÇÃO DE CONJUNTOS INFINITOS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, EUVALDO SOARES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-12T13:38:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-12T13:38:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-12-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino da comparação de Conjuntos Infinitos por meio de Atividades Experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921617-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino da comparação de conjuntos infinitos por meio de atividades experimentais sobre a participação nas aulas, à construção de conceito e o desempenho dos alunos na resolução de questões que abordam o assunto e sua aplicação. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual de Imperatriz no estado do Maranhão, tendo como sujeitos 10 estudantes do Ensino Médio, a fim de investigar o seguinte problema científico: de que forma o ensino por atividades experimentais influencia no ensino e aprendizagem de Bijeção de Função e sua aplicação na comparação da cardinalidade de conjuntos numéricos? Adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu pelo registro dos discentes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Os resultados da comparação apontaram aumento considerável nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhora significativa em relação ao pré-teste e a análise das correlações mostrou que nenhum dos fatores socioeconômicos levantados teve interferência direta nos resultados obtidos, evidenciando que ocorreu melhoras na aprendizagem e que o bom resultado do experimento é decorrente, sobretudo, da metodologia utilizada. Os ótimos resultados desta dissertação motivaram a construção de um Produto Educacional intitulado: Uma Sequência Didática para o Ensino da comparação de Conjuntos Infinitos por meio de Atividades Experimentais, cujo objetivo é propor uma Sequência Didática para o ensino de Função com ênfase na Bijeção de Função e sua aplicação na comparação de conjuntos infinitos, com a pretensão de contribuir com a prática docente, tornandose uma alternativa para melhoria da aprendizagem dos estudantes neste tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8408pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Bijeçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividades Experimentaispt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA COMPARAÇÃO DE CONJUNTOS INFINITOS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.