O ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA - UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA ESPIRAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Câmpus de Maríliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAciel, Emerson de Campos Maciel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-10T14:07:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-10T14:07:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Emerson_de_Campos_Maciel_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921580-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de mestrado tem como objetivo investigar o uso da ferramenta "espiral" como instrumento lúdico para a compreensão do universo do aluno e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas do estado de São Paulo. Partindo da constatação do distanciamento entre os sujeitos presentes no ambiente escolar – alunos, professores, diretores e funcionários – e sua relação conflituosa, o estudo busca oferecer uma alternativa para auxiliar o processo educacional. A "espiral" consiste em um conjunto de perguntas elaboradas de forma lúdica que possibilita a coleta de informações sobre as vivências, perspectivas e conhecimentos reais dos alunos em relação a determinados temas ou conteúdo. Por intermédio dessa abordagem, almejase construir um novo processo de ensino e aprendizagem, no qual seja possível atribuir significado e sentido à construção do conhecimento, aproximando-o das experiências e indagações dos estudantes. O estudo visa, ainda, fornecer subsídios para o planejamento de atividades educacionais que considerem a realidade social dos alunos, promovendo a compreensão desse público sobre si mesmos e a construção de relações significativas com o conhecimento. A intenção é promover uma educação mais contextualizada e alinhada às suas necessidades e interesses. Dessa forma, a importância deste trabalho reside na compreensão mais profunda do processo de formação do aluno como sujeito no ambiente escolar e na identificação dos impactos recíprocos entre o aluno e a escola nesse processo. A utilização da "espiral" como ferramenta de pesquisa e a intervenção educacional, sobretudo, nas aulas de Sociologia, podem trazer contribuições valiosas para a melhoria da qualidade da educação pública no estado de São Paulo, bem como para o fortalecimento das relações interpessoais e do ambiente escolar como um todo, haja vista que auxilia, em especial, o professor, mediante também a vivência a tecer e validar suas reflexões sobre o ser professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent980 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspiralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinar e aprenderpt_BR
Título: dc.titleO ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA - UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA ESPIRALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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