O estágio supervisionado como pesquisa em educação e ciências na Amazônia: Diálogos e experiências de intervenção pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALBUQUERQUE, JACIRENE VASCONCELOS DE-
Autor(es): dc.contributor.authorLEAL, JOSÉ FERNANDO PEREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, LUELY OLIVEIRA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, RONILSON FREITAS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-10T18:49:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-10T18:49:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-25-
identificador: dc.identifier.otherO Estágio Supervisionado como Pesquisa em Educação e Ciências na Amazônia: Diálogos e Experiências de Intervenção Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921563-
Resumo: dc.description.abstractO Documento Orientador da Área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) prevê que no curso de mestrado profissional deve haver “prática profissional docente como requisito obrigatório para a integralização curricular”. Nesse sentido, no Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), esta prática é entendida como Estágio Supervisionado, compreendido em sua estrutura curricular em duas disciplinas. No PPGEECA/UEPA, o estágio se configura como um espaço de formação, ao possibilitar a pesquisa sobre a sala de aula, a escola e os ambientes não escolares, visando problematizar para compreender as situações observadas durante sua realização e a partir delas propor e desenvolver Produtos e Processos Educacionais (PE). Os/as mestrandos/as, ao consolidarem posturas e habilidades de pesquisadores/as no campo da formação de professores/as e ensino de Ciências em contextos amazônicos, ressignificam as práticas de ensino e aprendizagem na educação básica. Socializar as práticas de estágio desenvolvidas no Programa, contribuirá para a divulgação das experiências consolidadas no PPGEECA/UEPA. Quanto ao fluxo de acompanhamento deste estágio, além de outros documentos é gerado um relato de experiência, nesta oportunidade os/as mestrandos/as descrevem de forma reflexiva e crítica a implementação da sua pesquisa que gerará a sua dissertação e seu produto ou processo educacional. Estes artigos, elaborados com base nos relatos de experiência, estão socializados no e-book intitulado “O Estágio Supervisionado como Pesquisa em Educação e Ciências na Amazônia: Diálogos e Experiências de Intervenção Pedagógica”, que constitui um dos produtos gerados a partir das experiências adquiridas na disciplina Estágio Supervisionado cursada pela terceira turma (Turma 2022) do PPGEECA/UEPA. Desse modo, os capítulos estão organizados em eixos. No primeiro, constituído por 10 artigos, apresentam-se as discussões e reflexões resultantes das experiências de estágio correspondente à linha de pesquisa “Formação de professores de ciências e processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos amazônicos”. No segundo eixo, são desenvolvidos 7 artigos com resultados dos estudos realizados na linha de pesquisa “Estratégias educativas para o ensino de ciências naturais na Amazônia”. Portanto, espera-se com essa obra contribuir com o estágio supervisionado como pesquisa, buscando uma formação crítica e reflexiva dos/as professores/as da educação básica, além de possibilitar a consolidação da pesquisa como princípio formativo. O/A mestrando/a ao extrapolar o campo teórico e adentrar no campo prático, através da práxis educativa possibilitada pelo estágio, desenvolve novas práticas educativas para o ensino de Ciências no contexto amazônico. Por fim, sentimo-nos felizes e honrados com seu interesse pela temática e sua leitura.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Título: dc.titleO estágio supervisionado como pesquisa em educação e ciências na Amazônia: Diálogos e experiências de intervenção pedagógicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEstágio Supervisionado I e IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons