Estágio supervisionado e processos formativos na Pós-graduação: Reflexões críticas e produções educativas para o ensino de Ciências na Amazônia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA)-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, ERICK ELISSON HOSANA-
Autor(es): dc.contributor.authorBICALHO, FREDERICO DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, RONILSON FREITAS DE-
Autor(es): dc.contributor.authorALBUQUERQUE, JACIRENE VASCONCELOS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-10T18:35:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-10T18:35:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-31-
identificador: dc.identifier.otherEstágio supervisionado e processos formativos na Pós-graduação: Reflexões críticas e produções educativas para o ensino de Ciências na Amazônia-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921562-
Resumo: dc.description.abstractO Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) organiza o estágio supervisionado como um elemento central na formação de seus mestrandos/as. Estruturado em duas disciplinas, promovendo a pesquisa em ambientes escolares e não escolares, possibilitando reflexões críticas e a proposição de Produtos e Processos Educacionais (PE) para formação de professores/as e estratégias de ensino de ciências. Ao articular teoria e prática, o estágio contribui para a ressignificação das práticas pedagógicas e o fortalecimento do ensino de Ciências na Amazônia. Essa experiência é consolidada, por meio de relatos reflexivos críticos que integram os estudos do mestrando/a e fundamentam sua dissertação, alinhando pesquisa e prática educativa. O presente e-book intitulado “Estágio supervisionado e processos formativos na Pós-graduação: reflexões críticas e produções educativas para o ensino de Ciências na Amazônia” compõe o quarto volume da coleção de estágio do PPGEECA. Os capítulos são organizados em dois eixos. O primeiro aborda reflexões sobre a formação de professores e os processos de ensino em contextos amazônicos. O segundo explora estratégias educativas no ensino de Ciências na região. Esta produção visa contribuir para a formação reflexiva e crítica de professores/as da educação básica, numa perspectiva propositiva, a partir do desenvolvimento de produtos e processos educacionais, promovendo a pesquisa como princípio formativo. A vivência prática no estágio permite que o/a mestrando/a desenvolva novas abordagens educativas no ensino de Ciências, alinhadas às demandas específicas da Amazônia. Sentimo-nos honrados em compartilhar esta obra e desejamos que sua leitura inspire reflexões e ações transformadoras na educação.-
Tamanho: dc.format.extent5,28 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio Supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectPós-Graduação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEstágio supervisionado e processos formativos na Pós-graduação: Reflexões críticas e produções educativas para o ensino de Ciências na Amazônia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEstágio Supervisionado I e II-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons