Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Silvana Maria Aparecida Viana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franqueira, Alberto da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Silvanete Cristo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-08T00:27:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-08T00:27:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aprender juntos na era digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921518 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Vivemos em uma era marcada por transformações tecnológicas e sociais que estão redefinindo a maneira como aprendemos e ensinamos. A educação, uma das bases mais importantes para o desenvolvimento humano e social, está sendo desafiada a se adaptar a esse novo cenário. "Aprender Juntos na Era Digital: Inclusão, Gamificação e Personalização na Educação do Futuro" surge como O livro aborda a inclusão digital como um ponto de partida essencial. Em um mundo onde o acesso à tecnologia ainda não é universal, discutir formas de conectar comunidades marginalizadas ao ambiente digital é indispensável para promover igualdade de oportunidades. Esta obra explora estratégias para superar as barreiras de acesso e garantir que todos, independentemente de suas condições socioeconômicas, possam participar dessa nova era educacional. Outro destaque da obra é a gamificação , uma abordagem que tem revolucionado o aprendizado ao incorporar elementos de jogos na educação. A gamificação torna o processo de aprendizagem mais dinâmico A personalização do aprendizado também ocupa um papel central nesta obra. Com os avanços tecnológicos, especialmente no campo da Inteligência Artificial, é possível adaptar o ensino às necessidades, ritmos e interesses de cada aluno. Esse modelo personalizado não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também reforça a autonomia dos estudantes, ajudando-os a identificar e explorar seus próprios talentos e paixões. Além de discutir essas ferramentas e metodologias, o livro reflete sobre o papel do educador na era digital. Os professores deixam de ser apenas transmissores de conhecimento e passam a ser facilitadores, mentores e guias nesse novo cenário. Este processo de transformação do papel do educador é detalhado com profundidade, destacando a importância da formação contínua e do domínio das novas tecnologias para a prática pedagógica. "Aprender Juntos na Era Digital" também traz exemplos reais de iniciativas educacionais que utilizam a tecnologia, a gamificação e a personalização para promover resultados significativos. Estudos de caso e histórias de biodiversidade ilustram como essas práticas estão sendo rompidas em diferentes contextos e os impactos positivos que elas têm gerado na vida de estudantes e comunidades ao redor do mundo. O livro não ignora os desafios e reflexões éticas envolvidas nesse processo. Ele se questiona como equilibrar o uso da tecnologia com a preservação dos valores humanos e como garantir que o avanço digital não amplie desigualdades, mas seja uma ferramenta de inclusão. Assim, a obra oferece uma visão crítica e fundamentada sobre o uso responsável da tecnologia na educação. Por fim, “Aprender Juntos na Era Digital” convida educadores, gestores, estudantes e entusiastas da educação a refletirem sobre o papel transformador da tecnologia no aprendizado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4876 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamento e material de ensino / Experiências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interação ente aprendizagem cotidiana e escolar. | pt_BR |
Título: dc.title | Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização na Educação do futuro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Aprender juntos na era digital.pdf | 4,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921518/2/Aprender juntos na era digital.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons