
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – CAMPUS MANAUS CENTRO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Edilson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-05T20:47:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-05T20:47:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921468 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa de mestrado surgiu durante minha vivência como professor das licenciaturas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC), ao me deparar com a inclusão de alunos surdos no que diz respeito a comunicação que acontecia entre os discentes surdos com os discentes ouvintes na escola e ao compartilhar dúvidas e preocupações externadas por colegas pedagogas e também professores do ensino médio integrado. Assim, o objetivo da investigação foi de que forma acontece a comunicação em Libras entre os discentes ouvintes e os discentes surdos do ensino médio integrado do IFAM CMC? A pesquisa está delineada em três capítulos com os seguintes itens: capitulo 1. A educação especial e a inclusão das pessoas com deficiência e, esse capítulo possui 3 subseções com os temas; 2.1 - Fundamentos legais para a inclusão das pessoas com deficiência. 2.2 - Paradigmas para a inclusão das pessoas com deficiência e 2.3 - A inclusão dos alunos com deficiência em ambiente escolar. Capítulo 2. Educação específica para alunos surdos na educação profissional e tecnológica e dividido em 3 subseções com os temas. 3.1 - Fundamentos legais sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras; 3.2 - Aspectos comunicacionais da Libras e 3.3 - Mitos e curiosidades a respeito da Libras. Capítulo 3. O uso de tecnologia assistiva para surdos com a subseção 4.1 - Aplicativos ou ferramentas para tradução e interpretação para facilitar a comunicação que se desdobra em 7 seções terciarias: 4.1.1 – Hand Talk; 4.1.2 – Primeira mão; 4.1.3 – Transcrição instantânea; 4.1.4 – AVA: valorizando a comunicação; 4.1.5 – V Libras; 4.1.6 – Central de Intermediação de Comunicação (CIC) e 4.1.7 – O ICOM. Para isso, escolhemos realizar um estudo de abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de estudo de caso a ser realizado no Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Centro (IFAM CMC) e o público a ser investigado serão os alunos surdos do ensino médio integrado seus professores, pedagogos e intérpretes de Libras. Os instrumentos de coleta de dados que utilizaremos serão às entrevistas, observação, questionário e diário de campo. Para a análise dos dados, recorremos à ATD (Análise Textual Discursiva). O desdobramento desta pesquisa será o Produto Educacional - Manual de comunicação em Libras: olhos que veem, mãos que falam, cuja proposta será apresentar à comunidade escolar do sistema regular de ensino, um manual de Libras com as noções básicas e dicas de como se comunicar com alunos surdos, isto é, para facilitar a comunicação entre os discentes ouvintes, discentes surdos, professores dos alunos surdos e das pedagogas que mantêm o contato com todos. E ainda, ser usado como suporte para facilitar a inclusão escolar dos alunos surdos, pois, o P.E poderá ser utilizado nos mais variados setores da instituição, contribuindo com a acessibilidade comunicacional ao nível básico entre as pessoas do setor com o aluno surdo. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | educação especial, inclusão; comunicação; Libras; tecnologia assistiva | pt_BR |
| Título: dc.title | INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A COMUNICAÇÃO EM LIBRAS ENTRE DISCENTES OUVINTES E DISCENTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAM/CMC | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROGRAMA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 1. DISSERTAÇÃO EDILSON VERSÃO FINAL.pdf | 6,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921468/2/1. DISSERTAÇÃO EDILSON VERSÃO FINAL.pdfDownload | |
| 2. PRODUTO EDUCACIONAL VERSÃO FINAL.pdf | Produto educacional resultado da dissertação | 7,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921468/3/2. PRODUTO EDUCACIONAL VERSÃO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons