Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira da Silva, Karine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-05T02:19:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-05T02:19:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Karine | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921457 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo investiga diversos formatos elaborados para o “Diário de Anne Frank” voltado para o Ensino de História da Shoá e suas paratraduções. Examinar as narrativas de Anne Frank como material didático permite que os estudantes tenham contato com um documento histórico em uma linguagem acessível, favorecendo um diálogo mais próximo à realidade dos alunos. Foram analisadas as produções audiovisuais: “Where Is Anne Frank” (2021) e a webserie “Anne Frank video diary” (2020-2021) e também as graphic novel “O diário de Anne Frank em quadrinhos”, publicado em (2017), “Onde está Anne Frank?” (2021). Fundamentada nos debates acerca da Didática da História e do Ensino dos Traumas Coletivos, foi elaborada uma sequência didática que culminou na produção de um podcast. Dessa forma, os estudantes desenvolveram suas próprias narrativas, concentrando-se tanto no processo de contextualização das obras quanto nas características de um diário e sua importância como fonte histórica. As diversas paratraduções dos textos de Anne Frank, estudadas ao longo deste trabalho comprovam que este não é um tema histórico que se limita passado, nem está restrito à compreensão de um acontecimento específico, mas também oferece a oportunidade de discutir questões mais amplas, como o racismo, o antissemitismo e a xenofobia e os discursos de ódio que ainda persistem em nossa sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14.795.505 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Holocausto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anne Frank | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática da História | pt_BR |
Título: dc.title | Análise sobre “O diário de Anne Frank” em didática da história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Karine Ferreira.pdf | Dissertação Karine | 14,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921457/2/Karine Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons