Análise sobre “O diário de Anne Frank” em didática da história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira da Silva, Karine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-05T02:19:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-05T02:19:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Karinept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921457-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo investiga diversos formatos elaborados para o “Diário de Anne Frank” voltado para o Ensino de História da Shoá e suas paratraduções. Examinar as narrativas de Anne Frank como material didático permite que os estudantes tenham contato com um documento histórico em uma linguagem acessível, favorecendo um diálogo mais próximo à realidade dos alunos. Foram analisadas as produções audiovisuais: “Where Is Anne Frank” (2021) e a webserie “Anne Frank video diary” (2020-2021) e também as graphic novel “O diário de Anne Frank em quadrinhos”, publicado em (2017), “Onde está Anne Frank?” (2021). Fundamentada nos debates acerca da Didática da História e do Ensino dos Traumas Coletivos, foi elaborada uma sequência didática que culminou na produção de um podcast. Dessa forma, os estudantes desenvolveram suas próprias narrativas, concentrando-se tanto no processo de contextualização das obras quanto nas características de um diário e sua importância como fonte histórica. As diversas paratraduções dos textos de Anne Frank, estudadas ao longo deste trabalho comprovam que este não é um tema histórico que se limita passado, nem está restrito à compreensão de um acontecimento específico, mas também oferece a oportunidade de discutir questões mais amplas, como o racismo, o antissemitismo e a xenofobia e os discursos de ódio que ainda persistem em nossa sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14.795.505pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectHolocaustopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnne Frankpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidática da Históriapt_BR
Título: dc.titleAnálise sobre “O diário de Anne Frank” em didática da históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Karine Ferreira.pdfDissertação Karine14,45 MBAdobe PDF/bitstream/capes/921457/2/Karine Ferreira.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons