Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA PERNAMBUCO, FLÁVIO DANIEL | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-05T02:33:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-05T02:33:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Flavio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921445 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho pretende abordar os conceitos de revisionismo histórico e ideológico acerca do Golpe Civil Militar de 1964 no Brasil e suas implicações no ensino de história em sala de aula. Para tanto, ancorou-se em estudiosos como Fico, Aarão, Bauer, Napolitano, Schurster, Silva, Cerri, entre outros. Dessa forma, partiu de uma revisão bibliográfica para apropriar-se de conceitos que foram assimilados, e assim, permitiram a construção deste trabalho que pode ser entendido como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e que apresentou como resultado a necessidade de trabalhar o revisionismo para assim, despertar o pensamento crítico-reflexivo por meio do aprendizado histórico. Ademais, observou- se que as obras didáticas deveriam ser analisadas com o intuito de compreender como o Golpe Civil Militar estava sendo abordado em sala de aula e auxiliar na construção do produto final apresentado: o Glossário temático sobre os revisionismos a respeito do movimento armado em 1964 no Brasil. Após a conclusão deste trabalho percebeu-se que o tema revisionismo não é trabalhado em sala de aula, configurando uma lacuna em relação ao combate da disseminação de ações do revisionismo ideológico, negacionismo histórico, além das Fakes News. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.794.492 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Golpe Civil Militar de 1964 no Brasil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Revisionismos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História do Tempo Presente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Midiática | pt_BR |
Título: dc.title | O GOLPE CIVIL MILITAR DE 1964 NO BRASIL: ENTRE O REVISIONISMO HISTÓRICO E IDEOLÓGICO EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FLAVIO_PERNAMBUCO_DISSERTACAO_com ficha Prof história.pdf | Dissertação Flavio | 6,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921445/2/FLAVIO_PERNAMBUCO_DISSERTACAO_com ficha Prof história.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons