Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Félix de Almeida, Igor Vitor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-05T02:23:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-05T02:23:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Igor | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921443 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado intitulada "Isso é democracia?”: O sistema político e a consciência histórica através da elaboração de um jogo digital investiga o uso dos jogos digitais como ferramentas pedagógicas no ensino de História. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as possibilidades de criação de um jogo digital sobre o conceito de democracia. A pesquisa resultou na elaboração de um jogo digital feito por alunos do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola de Pernambuco. O jogo foi desenvolvido com o objetivo de problematizar e explorar o conceito de democracia, utilizando como problemática histórica o Movimento Estudantil de 2016, que se posicionou contra medidas como a "PEC do Teto de Gastos", "Escola sem Partido" e a "MP do Novo Ensino Médio". Além disso, exploram-se implicações teóricas sob à luz das teorias de História Digital, Humanidades Digitais, Letramento Digital, as teorias da Cibercultura de Pierre Lévy e da Cultura da Convergência de Henry Jenkins, e a tipologia da consciência histórica de Jörn Rüsen. A metodologia aplicada que adotamos foi o Game Design Document (GDD), a Design-Based Research (DBR) e a oficina pedagógica, que em conjunto, possibilitaram a criação colaborativa do jogo "Nova Democracia" sob a égide dos Saberes Digitais Docentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.316.889 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Design-Based Research | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Digitais Docentes | pt_BR |
Título: dc.title | “Isso é democracia?”: O sistema político e a consciência histórica através da elaboração de um jogo digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Igor Vitor Félix de Almeida (8).pdf | Dissertação Igor | 4,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921443/2/Dissertação Igor Vitor Félix de Almeida (8).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons