RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE EXTENSÃO INTERINSTITUCIONAL. PROJETO CIENTÍFICO TRANSDISCIPLINAR NO IFPA CAMPUS BELÉM, FOCO NA EXTENSÃO, 2024/2. PARCERIA PROJETO ADOTE ONLINE CASA DA CIÊNCIA HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO-SP.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará & Casa da Ciência do Hemocentro de RP-SP.- Campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBentes, Haroldo-
Autor(es): dc.contributor.authorGodoi, Vinicius-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Rejane-
Autor(es): dc.contributor.authorMello, Vanessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-04T22:58:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-04T22:58:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
identificador: dc.identifier.otherRelatório final 2024/2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921436-
Resumo: dc.description.abstract1. APRESENTAÇÃO O Projeto Científico Transdisciplinar no IFPA Campus Belém, foco na Extensão, 2024/2, coordenação prof. Dr. Haroldo de Vasconcelos Bentes (IFPA Campus Belém). Parceria Projeto Adote ONLINE Casa da Ciência Hemocentro de Ribeirão Preto - SP., coordenação prof. Ms. Vinicius Moreno Godoi, parceria interinstitucional IFPA CAMPUS BELÉM, executado no formato guarda-chuva, teve como objetivo geral promover os saberes da Filosofia e os pressupostos da Ciência na Educação Básica e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir de uma questão problema: como construir um processo formativo- profissional de natureza transdisciplinar no IFPA Campus Belém? Sobre a parceria com o Projeto “Adote ONLINE”, desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto-SP, destacar o trabalho incentivador do mestre Vinicius Moreno Godoi para com os alunos (as) de todo Brasil, com os fundamentos da Ciência nas atividades com os vídeos no YouTube, e com muita articulação e com os seus pares professores-pesquisadores das melhores Universidades do Brasil, juntos, superam as barreiras geográficas dos envolvidos, e já entregaram conhecimento científico , de forma conectada, a mais de 5.000 alunos, desde a criação do Projeto Adote ONLINE em 2020. Assim, como enfrentamento científico à pandemia COVID 19, vários pesquisadores de diversas universidades, como a UNB, UFTM, UFSC, USP (Campus de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos), UNESP (Campus Jaboticabal e Araraquara) e Unicamp, já ajudaram o projeto gravando os vídeos e orientando atividades aos alunos de todas as paragens do nosso Brasil, uma equipe de estudiosos da Ciência compartilhando as bases da cientificidade e os domínios da tecnologia, de forma acessível e compreensível, aos alunos da Educação Básica. O IFPA Campus Belém entrou na parceria em 2024/1, com a interação de 21 alunos (as) do Ensino Médio Integrado, curso de saneamento, disciplina Filosofia III. E no projeto piloto os resultados dos alunos já colocaram o Pará no mapa do Brasil do projeto Adote ONLINE, em 2º. Lugar em número de alunos (as) participantes nas atividades semanais no YouTube. O êxito dos alunos do IFPA Campus Belém demonstra e ratifica que, alunos (as) envolvidos em atividades interdisciplinares apresentam aprendizagem mais integral, ou seja, as atividades com as bases da Iniciação Científica na disciplina Filosofia III, e as temáticas da medicina no projeto “Adote ONLINE”, amplificaram as bases da formação geral e da área técnica de nível médio no curso integrado de Saneamento no IFPA Campus Belém. Além de ampliar a sua visão de realidade, de projeto profissional e de vida. É nessa perspectiva que, desde 2020, o Projeto Científico Interdisciplinar no IFPA Campus Belém, investe e articula com parceiros internos e externos, a concepção de aprendizagem transdisciplinar, descortinando um futuro melhor aos alunos (as), de forma que “olhem longe, pois quem olha longe chega longe” (Bentes, 2013, p. 84), e, consequentemente, pauta-se num horizonte de uma formação transdisciplinar, com ações educativas e formativas interáreas do conhecimento, mais integradora, entre saberes, conhecimentos científicos, tecnológicos e atitudinais no sentido de uma “fusão unificadora”, que ultrapasse as barreiras disciplinares, permitindo a sua transcendência (POMBO, 2004). Nessa direção, utiliza-se de estratégia didático-metodológica transversal, dialogando e trabalhando de forma coletiva, nas dimensões das práticas humanas, de forma processual, sob o prisma da retroalimentação. Assim, no limiar dos objetivos específicos, a 2ª versão (2024/2), as ações envolvendo os alunos (as) extrapolaram o quantitativo de público atendido, a considerar os alunos internos do curso de Mineração I e curso de Telecomunicações II do Ensino Médio Integrado do IFPA Campus Belém, e os alunos e alguns professores externos, da Escola Estadual Manoel de Jesus Moraes. Vale destacar sob a ótica de estratégia metodológica, a parceria interinstitucional convergiu com mais dois projetos no âmbito do Edital 009/2024, respectivamente, projeto educação ambiental no ambiente escolar (EARTH), coordenado pela Profa. Ma. Vanessa Souza Alvares de Mello, e o Projeto de Educação Tecnológica baseado em Robótica (PET), coordenado pela Profa. Dra. Rejane de Barros Araújo, e a inclusão dos alunos (as) da Escola Estadual Manoel de Jesus de Moraes. sob a liderança da Diretoria de Extensão do IFPA Campus Belém. Em termos de resultados, na altura da questão problema: o fortalecimento do pensamento crítico-reflexivo; crítico-propositivo; e crítico-resolutivo na direção da autonomia dos alunos (as); o compartilhamento dos pressupostos da cientificidade, por meio dos vídeos com a atuação dos pesquisadores da área médica, atividade semanal, via YouTube; estímulo à produção de textualidade de natureza científica; os alunos envolvidos, internos perceberam a emergente transição processual entre a Educação Básica e o Ensino Superior como elemento decisivo no projeto de vida futura. Este documento denominado de relatório final de projeto esta estrutura de maneira a facilitar à compreensão coesa entre as partes tópicas: apresentação, identificação dos projetos parceiros e os protagonismos das pessoas, ressaltando-se, a centralidade no protagonismo dos alunos (as). Didaticamente, as outras partes complementares visam delinear as ações realizadas, os objetivos propostos, a metodologia de trabalho, em várias frentes, porque cada projeto parceiro têm seus objeto específico e objetivos estratégicos, contudo, todas essas frentes imbuídas na fronteira da aprendizagem transdisciplinar de natureza “unificadora” entre os saberes, conhecimentos, métodos e resultados das pessoas. No que diz respeito aos resultados esperados, as metas e os desafios no espectro do problema, o objetivo geral, os procedimentos metodológicos, as discussões, os fundamentos teóricos, o processo avaliativo, a publicidade, o orçamento financeiro, os aspectos relevantes e as dificuldades a superar. E nas zonas finais, expectativas de novas parcerias, as contribuições que emergiram das ações realizadas, as referências dos autores citados, e os anexos com registros fotográficos para corroborar a materialidade das ações condensadas neste instrumento de prestação de contas às pessoas, instituições, e à sociedade em geral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,15MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCasa da Ciênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIFPA Campus Belémpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAluno-Pesquisadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdote ONLINEpt_BR
Título: dc.titleRELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE EXTENSÃO INTERINSTITUCIONAL. PROJETO CIENTÍFICO TRANSDISCIPLINAR NO IFPA CAMPUS BELÉM, FOCO NA EXTENSÃO, 2024/2. PARCERIA PROJETO ADOTE ONLINE CASA DA CIÊNCIA HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO-SP.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Médio Integrado - projeto de extensão fluxo contínuo 2024/1pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTransdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons