
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará & Casa da Ciência do Hemocentro de RP-SP.- Campus Belém | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bentes, Haroldo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Godoi, Vinicius | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Rejane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mello, Vanessa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-04T22:58:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-04T22:58:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Relatório final 2024/2 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921436 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | 1. APRESENTAÇÃO O Projeto Científico Transdisciplinar no IFPA Campus Belém, foco na Extensão, 2024/2, coordenação prof. Dr. Haroldo de Vasconcelos Bentes (IFPA Campus Belém). Parceria Projeto Adote ONLINE Casa da Ciência Hemocentro de Ribeirão Preto - SP., coordenação prof. Ms. Vinicius Moreno Godoi, parceria interinstitucional IFPA CAMPUS BELÉM, executado no formato guarda-chuva, teve como objetivo geral promover os saberes da Filosofia e os pressupostos da Ciência na Educação Básica e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir de uma questão problema: como construir um processo formativo- profissional de natureza transdisciplinar no IFPA Campus Belém? Sobre a parceria com o Projeto “Adote ONLINE”, desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto-SP, destacar o trabalho incentivador do mestre Vinicius Moreno Godoi para com os alunos (as) de todo Brasil, com os fundamentos da Ciência nas atividades com os vídeos no YouTube, e com muita articulação e com os seus pares professores-pesquisadores das melhores Universidades do Brasil, juntos, superam as barreiras geográficas dos envolvidos, e já entregaram conhecimento científico , de forma conectada, a mais de 5.000 alunos, desde a criação do Projeto Adote ONLINE em 2020. Assim, como enfrentamento científico à pandemia COVID 19, vários pesquisadores de diversas universidades, como a UNB, UFTM, UFSC, USP (Campus de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos), UNESP (Campus Jaboticabal e Araraquara) e Unicamp, já ajudaram o projeto gravando os vídeos e orientando atividades aos alunos de todas as paragens do nosso Brasil, uma equipe de estudiosos da Ciência compartilhando as bases da cientificidade e os domínios da tecnologia, de forma acessível e compreensível, aos alunos da Educação Básica. O IFPA Campus Belém entrou na parceria em 2024/1, com a interação de 21 alunos (as) do Ensino Médio Integrado, curso de saneamento, disciplina Filosofia III. E no projeto piloto os resultados dos alunos já colocaram o Pará no mapa do Brasil do projeto Adote ONLINE, em 2º. Lugar em número de alunos (as) participantes nas atividades semanais no YouTube. O êxito dos alunos do IFPA Campus Belém demonstra e ratifica que, alunos (as) envolvidos em atividades interdisciplinares apresentam aprendizagem mais integral, ou seja, as atividades com as bases da Iniciação Científica na disciplina Filosofia III, e as temáticas da medicina no projeto “Adote ONLINE”, amplificaram as bases da formação geral e da área técnica de nível médio no curso integrado de Saneamento no IFPA Campus Belém. Além de ampliar a sua visão de realidade, de projeto profissional e de vida. É nessa perspectiva que, desde 2020, o Projeto Científico Interdisciplinar no IFPA Campus Belém, investe e articula com parceiros internos e externos, a concepção de aprendizagem transdisciplinar, descortinando um futuro melhor aos alunos (as), de forma que “olhem longe, pois quem olha longe chega longe” (Bentes, 2013, p. 84), e, consequentemente, pauta-se num horizonte de uma formação transdisciplinar, com ações educativas e formativas interáreas do conhecimento, mais integradora, entre saberes, conhecimentos científicos, tecnológicos e atitudinais no sentido de uma “fusão unificadora”, que ultrapasse as barreiras disciplinares, permitindo a sua transcendência (POMBO, 2004). Nessa direção, utiliza-se de estratégia didático-metodológica transversal, dialogando e trabalhando de forma coletiva, nas dimensões das práticas humanas, de forma processual, sob o prisma da retroalimentação. Assim, no limiar dos objetivos específicos, a 2ª versão (2024/2), as ações envolvendo os alunos (as) extrapolaram o quantitativo de público atendido, a considerar os alunos internos do curso de Mineração I e curso de Telecomunicações II do Ensino Médio Integrado do IFPA Campus Belém, e os alunos e alguns professores externos, da Escola Estadual Manoel de Jesus Moraes. Vale destacar sob a ótica de estratégia metodológica, a parceria interinstitucional convergiu com mais dois projetos no âmbito do Edital 009/2024, respectivamente, projeto educação ambiental no ambiente escolar (EARTH), coordenado pela Profa. Ma. Vanessa Souza Alvares de Mello, e o Projeto de Educação Tecnológica baseado em Robótica (PET), coordenado pela Profa. Dra. Rejane de Barros Araújo, e a inclusão dos alunos (as) da Escola Estadual Manoel de Jesus de Moraes. sob a liderança da Diretoria de Extensão do IFPA Campus Belém. Em termos de resultados, na altura da questão problema: o fortalecimento do pensamento crítico-reflexivo; crítico-propositivo; e crítico-resolutivo na direção da autonomia dos alunos (as); o compartilhamento dos pressupostos da cientificidade, por meio dos vídeos com a atuação dos pesquisadores da área médica, atividade semanal, via YouTube; estímulo à produção de textualidade de natureza científica; os alunos envolvidos, internos perceberam a emergente transição processual entre a Educação Básica e o Ensino Superior como elemento decisivo no projeto de vida futura. Este documento denominado de relatório final de projeto esta estrutura de maneira a facilitar à compreensão coesa entre as partes tópicas: apresentação, identificação dos projetos parceiros e os protagonismos das pessoas, ressaltando-se, a centralidade no protagonismo dos alunos (as). Didaticamente, as outras partes complementares visam delinear as ações realizadas, os objetivos propostos, a metodologia de trabalho, em várias frentes, porque cada projeto parceiro têm seus objeto específico e objetivos estratégicos, contudo, todas essas frentes imbuídas na fronteira da aprendizagem transdisciplinar de natureza “unificadora” entre os saberes, conhecimentos, métodos e resultados das pessoas. No que diz respeito aos resultados esperados, as metas e os desafios no espectro do problema, o objetivo geral, os procedimentos metodológicos, as discussões, os fundamentos teóricos, o processo avaliativo, a publicidade, o orçamento financeiro, os aspectos relevantes e as dificuldades a superar. E nas zonas finais, expectativas de novas parcerias, as contribuições que emergiram das ações realizadas, as referências dos autores citados, e os anexos com registros fotográficos para corroborar a materialidade das ações condensadas neste instrumento de prestação de contas às pessoas, instituições, e à sociedade em geral. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,15MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Casa da Ciência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | IFPA Campus Belém | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aluno-Pesquisador | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Adote ONLINE | pt_BR |
| Título: dc.title | RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE EXTENSÃO INTERINSTITUCIONAL. PROJETO CIENTÍFICO TRANSDISCIPLINAR NO IFPA CAMPUS BELÉM, FOCO NA EXTENSÃO, 2024/2. PARCERIA PROJETO ADOTE ONLINE CASA DA CIÊNCIA HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO-SP. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ensino Médio Integrado - projeto de extensão fluxo contínuo 2024/1 | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Transdisciplinar | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons