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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Novôa, Nicássia Feliciana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Natalino da Silva de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ataualpa Luiz de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-03T17:16:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-03T17:16:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921419 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pandemia da Covid-19 transformou o cenário mundial, que demandou repensar as práticas educacionais nos espaços escolares, devido à emergência do distanciamento social e o fechamento das escolas. Assim, a Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020, estabeleceu a base para o surgimento da modalidade do ensino remoto emergencial (ERE) no Brasil e, com isso, milhares de docentes começaram a ensinar em frente a uma tela de computador e, por conseguinte, os alunos precisaram permanecer nas suas casas, fazendo seus estudos de forma online. Diante desse contexto, o objetivo geral do presente estudo é mapear os diferentes modos pelos quais os professores do curso de ensino médio integrado em agroindústria, do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, perceberam e experimentaram as (re)significações das suas práticas docentes no transcorrer do ensino remoto emergencial, e seus impactos nas práxis docentes no retorno das aulas presenciais. Os métodos de pesquisa utilizados foram a revisão sistemática e o estudo de caso. O referencial teórico apresentou o modelo abdutivo como a base para a construção das pré-categorias do estudo. Os resultados da pesquisa demonstram que, diante dos desafios desconhecidos que emergiram do contexto do ERE, os professores do curso médio integrado em agroindústria, do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, precisaram (re)significar as suas práticas docentes. O acesso à Internet e aos recursos tecnológicos digitais foram elementos limitantes e limitadores das práticas docentes, o que gerou desigualdades no contexto do ERE e, consequentemente, podem ter contribuído para o aumento da evasão escolar. Os dados também demonstraram que a postura pedagógica de determinados docentes, mesmo com o uso de TIC’s e TDIC’s, continuou utilizando práticas tradicionais de ensino. Os professores tiveram dificuldades para implementar práticas pedagógicas dialógicas e inovadoras nas aulas virtuais. Contudo, o contexto do ERE proporcionou um período de grande aprendizado que levou os professores a buscar um novo sentido e (re)significação das suas práticas docentes, que foram utilizadas no retorno das aulas presenciais com o término do distanciamento social. No que tange ao produto educacional, foi utilizada uma cartilha norteadora para o planejamento, produção, disseminação e avaliação de videoaula, a qual poderá ser utilizada como um referencial para professores e alunos. A videoaula foi uma estratégia utilizada para compartilhar os resultados da pesquisa com os professores do Campus Barbacena. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3283 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemia Covid-19 | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: Um estudo de caso no ensino médio integrado do IF Sudeste MG – Campus Barbacena | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional ProfEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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