
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bobeda, Thiago de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-31T14:39:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-31T14:39:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL? | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921372 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre os estudos de gênero e sexualidade e sua relação com o ensino de História. A pesquisa considera a escola como um espaço de produção de conhecimento e, nesse contexto, defende a relevância de incorporar o debate sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar. A análise evidencia que, além de um diálogo possível, os estudos de gênero em articulação com o ensino de História trazem questões urgentes, necessárias e imprescindíveis, especialmente no contexto do tempo presente. Discute-se, ainda, que a escola deve ser um espaço plural e inclusivo, livre de misoginias, homofobias e violências. Ao longo da dissertação, apresenta-se uma discussão sobre a produção social das identidades e diferenças, bem como o papel que a escola e o ensino de História desempenham — ou deveriam desempenhar — frente às diversidades. O estudo também aborda elementos históricos sobre a história das mulheres e as discussões acerca de gênero. Um aspecto central da pesquisa é a ênfase no combate às masculinidades tóxicas no ensino de História, fundamentado no conceito de “masculinidades hegemônicas”. Para a realização do trabalho, foram selecionados importantes estudos científicos, além de autores e autoras de referência nas áreas de gênero, sexualidade e ensino de História, entre outras abordagens relevantes. Por fim, é apresentada uma proposta de produto didático: um modelo de Unidade Curricular voltado à inclusão no catálogo de Itinerários Formativos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Gênero; Feminismo; Masculinidades. | pt_BR |
| Título: dc.title | GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_ThiagoSBobeda_profhistoria.pdf | 730,4 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921372/2/Dissertação_ThiagoSBobeda_profhistoria.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons