GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBobeda, Thiago de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-31T14:39:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-31T14:39:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherGÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921372-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre os estudos de gênero e sexualidade e sua relação com o ensino de História. A pesquisa considera a escola como um espaço de produção de conhecimento e, nesse contexto, defende a relevância de incorporar o debate sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar. A análise evidencia que, além de um diálogo possível, os estudos de gênero em articulação com o ensino de História trazem questões urgentes, necessárias e imprescindíveis, especialmente no contexto do tempo presente. Discute-se, ainda, que a escola deve ser um espaço plural e inclusivo, livre de misoginias, homofobias e violências. Ao longo da dissertação, apresenta-se uma discussão sobre a produção social das identidades e diferenças, bem como o papel que a escola e o ensino de História desempenham — ou deveriam desempenhar — frente às diversidades. O estudo também aborda elementos históricos sobre a história das mulheres e as discussões acerca de gênero. Um aspecto central da pesquisa é a ênfase no combate às masculinidades tóxicas no ensino de História, fundamentado no conceito de “masculinidades hegemônicas”. Para a realização do trabalho, foram selecionados importantes estudos científicos, além de autores e autoras de referência nas áreas de gênero, sexualidade e ensino de História, entre outras abordagens relevantes. Por fim, é apresentada uma proposta de produto didático: um modelo de Unidade Curricular voltado à inclusão no catálogo de Itinerários Formativos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Gênero; Feminismo; Masculinidades.pt_BR
Título: dc.titleGÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons