Os Simpsons no ensino de geografia: mediação didática para 9º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Jailson Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-30T13:50:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-30T13:50:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
identificador: dc.identifier.otherOs Simpsons no ensino de geografia: mediação didática para 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921339-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional apresentado consiste em uma sequência didática elaborada a partir da experiência docente do autor e da pesquisa-ação realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, no Programa de Pós-Graduação (PPGEEB) Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre 2022 e 2024. A dissertação resultante da pesquisa intitula-se “Os Simpsons no Ensino de Geografia: uma análise de mediação didática no 9º ano do ensino fundamental". Este produto educacional propõe a utilização da série animado Os Simpsons como mediador didático nas aulas de Geografia em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas e desenvolvidas ao longo da pesquisa foram inspiradas, principalmente, nos estudos de Silva (2010), Cavalcante (2013) e Moran (2006). A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação das atividades durante o período de agosto a setembro de 2023, em que foram propostos os temas e habilidades a serem trabalhados com os estudantes participantes da pesquisa, respeitando as diretrizes dos documentos normalizadores do currículo, baseando-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) e no Documento Curricular para Goiás (DC-GO) (Goiás, 2020) para a seleção, elaboração e aplicação dos conteúdos e atividades a serem trabalhados e desenvolvidos ao longo da pesquisa. O produto educacional foi testado em uma turma de 9º ano de um Colégio Estadual da Polícia Militar situado no município de Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.641 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Animadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOs Simpsonspt_BR
Título: dc.titleOs Simpsons no ensino de geografia: mediação didática para 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons