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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PAULA, GESNER FARIAS DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-29T15:45:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-29T15:45:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO HISTÓRICO-DIGITAL: O CAMINHO DA HISTÓRIA E O CAMINHO DOS ANCESTRAIS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921321 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem a finalidade de refletir sobre os possíveis usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de História. Nessa perspectiva, partimos dos conceitos de letramento histórico, consciência histórica e letramento digital para analisar a metodologia do letramento histórico-digital proposta pelo professor Danilo Alves da Silva. Essa metodologia propõe um processo de desenvolvimento de habilidades pelos estudantes para a investigação histórica organizado em três etapas, possibilitando-se que, na primeira delas, o estudante aprenda procedimentos de pesquisas que o auxiliem na construção do conhecimento histórico; na segunda, que se aproprie de saberes tecnológicos e digitais aplicados à pesquisa histórica; e, por último, que desenvolva uma competência narrativa, expressando por meio de diferentes linguagens uma narrativa com sentido histórico. Assim, postulamos como objetivo central da pesquisa entender como letrar histórico-digitalmente os alunos do início do ensino médio da EEFM São Francisco de Assis, localizada na periferia da cidade de Fortaleza–CE. Para isso, como objetivos secundários, buscamos, em primeiro lugar, analisar a relação do ensino de história com as TDICs utilizando os debates historiográficos contemporâneos colocados pela história digital e pela história pública. Bem como refletir sobre a chamada educação 4.0, metodologias ativas e as atuais mudanças propostas pela reforma do ensino médio. Em segundo lugar, elaborar uma intervenção prática no ensino de História baseada na produção de conhecimento histórico escolar via mediação das TDICs. Dessa forma, desenvolvemos uma sequência didática sobre o tema do povoamento primordial do Brasil e do Nordeste que contempla os aspectos sugeridos no letramento histórico-digital aplicado em três turmas de primeiro ano. Entre as principais conclusões da pesquisa, podemos apontar o comprometimento de parte do processo de letramento histórico-digital pela dificuldade com a escrita por parte dos alunos. A falta de estrutura nas escolas públicas não favorece a metodologia. A necessidade de a escola na totalidade, não apenas a disciplina de História, ser direcionada ao letramento digital. A importância do trabalho do professor, que precisa ter condições adequadas de formação, pesquisa, planejamento e trabalho para o ensino de história na Era Digital. E a grande relevância do letramento histórico-digital na atualidade. Por fim, como produto educacional, propomos uma Webquest, uma atividade de pesquisa orientada na web, sobre o tema trabalhado com os alunos. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento histórico-digital, História digital, Ensino de História. | pt_BR |
| Título: dc.title | UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO HISTÓRICO-DIGITAL: O CAMINHO DA HISTÓRIA E O CAMINHO DOS ANCESTRAIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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