
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIma, Tatiana Garcia de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Dominick, Rejany dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-29T12:16:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-29T12:16:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921317 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo proporcionar uma formação continuada que promovesse o reconhecimento e a valorização da “Inclusão em Educação”, assegurando que essa abordagem não fosse restrita a um grupo específico nem confundida com Educação Especial ou Escola Inclusiva. A condução dessa formação, realizada ao longo de cinco encontros, utilizou as rodas de conversa como metodologia tanto formativa quanto de pesquisa. Fundamentada nos princípios da pesquisa-ação, da narrativa e da conversa, a ação formativa visou fomentar a inclusão em educação, valorizando as experiências e vivências dos docentes. A pesquisa exploratória, conduzida por meio de uma enquete preliminar, utilizou tecnologias digitais, o que possibilitou abranger educadores dos municípios de Juiz de Fora, Niterói e Saquarema. Posteriormente, as rodas de conversa foram realizadas de forma online, ampliando o alcance e a participação dos docentes. Os dados coletados demonstram os desafios e necessidades enfrentados pelos professores em relação à inclusão, enfatizando a importância de ações pedagógicas reflexivas e colaborativas. Os resultados das rodas de conversa e das narrativas dos docentes ressaltam a relevância de uma formação continuada que estimule a reflexão crítica, o diálogo e a troca de experiências. Essa abordagem cria um ambiente colaborativo em que os professores podem reavaliar suas práticas, facilitando o enfrentamento dos desafios na busca por uma inclusão efetiva na educação. A análise dos dados sublinhou a necessidade de estabelecer espaços de diálogo e formação continuada que levem em consideração as experiências dos docentes, contribuindo assim para o aprimoramento de suas práticas e para a promoção de um ambiente educacional inclusivo. Além disso, este estudo busca contribuir para a pesquisa sobre a formação de professores ao incorporar o uso das tecnologias digitais, tanto na fase preliminar de coleta de dados quanto nas rodas de conversa, ressaltando seu papel na ampliação do acesso e na promoção de diálogos formativos em diferentes contextos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,14MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | formação docente, inclusão em educação, narrativas docentes, rodas de conversa | pt_BR |
| Título: dc.title | Formação continuada de professores em diálogo com a inclusão e a diversidade - Rodas de Conversa sobre as diversidades no contexto escolar | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Projeto de Extensão: Inovações pedagógicas para formar professores em diálogo com a inclusão e a diversidade | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação com ficha catalográfica Tatiana Garcia de Lima.pdf | 4.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921317/2/Dissertação com ficha catalográfica Tatiana Garcia de Lima.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons