Formação continuada de professores em diálogo com a inclusão e a diversidade - Rodas de Conversa sobre as diversidades no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIma, Tatiana Garcia de-
Autor(es): dc.contributor.authorDominick, Rejany dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-29T12:16:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-29T12:16:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921317-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo proporcionar uma formação continuada que promovesse o reconhecimento e a valorização da “Inclusão em Educação”, assegurando que essa abordagem não fosse restrita a um grupo específico nem confundida com Educação Especial ou Escola Inclusiva. A condução dessa formação, realizada ao longo de cinco encontros, utilizou as rodas de conversa como metodologia tanto formativa quanto de pesquisa. Fundamentada nos princípios da pesquisa-ação, da narrativa e da conversa, a ação formativa visou fomentar a inclusão em educação, valorizando as experiências e vivências dos docentes. A pesquisa exploratória, conduzida por meio de uma enquete preliminar, utilizou tecnologias digitais, o que possibilitou abranger educadores dos municípios de Juiz de Fora, Niterói e Saquarema. Posteriormente, as rodas de conversa foram realizadas de forma online, ampliando o alcance e a participação dos docentes. Os dados coletados demonstram os desafios e necessidades enfrentados pelos professores em relação à inclusão, enfatizando a importância de ações pedagógicas reflexivas e colaborativas. Os resultados das rodas de conversa e das narrativas dos docentes ressaltam a relevância de uma formação continuada que estimule a reflexão crítica, o diálogo e a troca de experiências. Essa abordagem cria um ambiente colaborativo em que os professores podem reavaliar suas práticas, facilitando o enfrentamento dos desafios na busca por uma inclusão efetiva na educação. A análise dos dados sublinhou a necessidade de estabelecer espaços de diálogo e formação continuada que levem em consideração as experiências dos docentes, contribuindo assim para o aprimoramento de suas práticas e para a promoção de um ambiente educacional inclusivo. Além disso, este estudo busca contribuir para a pesquisa sobre a formação de professores ao incorporar o uso das tecnologias digitais, tanto na fase preliminar de coleta de dados quanto nas rodas de conversa, ressaltando seu papel na ampliação do acesso e na promoção de diálogos formativos em diferentes contextos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,14MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformação docente, inclusão em educação, narrativas docentes, rodas de conversapt_BR
Título: dc.titleFormação continuada de professores em diálogo com a inclusão e a diversidade - Rodas de Conversa sobre as diversidades no contexto escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProjeto de Extensão: Inovações pedagógicas para formar professores em diálogo com a inclusão e a diversidadept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons