Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, LUCAS DE FARIAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-29T15:36:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-29T15:36:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Morte nas Fronteiras do Ensino de História: Literatura, Sensibilidades e Propostas Didático-pedagógicas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921309 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo apresenta reflexões sobre os usos da literatura no ensino de História, a fim de apresentar caminhos possíveis para se trabalhar a história da morte no ensino de história na educação básica, mais precisamente no Ensino Médio. Constituindo uma pesquisa bibliográfica, esta investigação analisa fontes literárias como ferramentas pedagógicas para compreender as representações e sensibilidades históricas sobre a morte. Além da análise da produção historiográfica sobre a morte e o morrer, bem como o debate sobre as conexões entre literatura e ensino de história, o estudo faz uso da obra Morte e Vida Severina como fonte de análise e caminho metodológico propositivo para o ensino de história. Utilizando os conceitos representação e sensibilidade a partir da História Cultural, essa dissertação apresenta ainda um caderno didático-pedagógico que auxilie as professoras e professores a abordar o tema da morte de forma mais significativa e sensível, utilizando narrativas literárias para aprofundar a compreensão desse fenômeno histórico. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Morte, Sensibilidade, Literatura. | pt_BR |
Título: dc.title | A Morte nas Fronteiras do Ensino de História: Literatura, Sensibilidades e Propostas Didático-pedagógicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons