POR OUTROS MODOS DE SER E RE-EXISTIR: CONTRIBUIÇÕES DAS LUTAS DAS MULHERES KAIOWÁ E GUARANI NA KUÑANGUE ATY GUASU PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO DO SUL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, MARIELLE DE ARRUDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-28T13:48:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-28T13:48:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherPOR OUTROS MODOS DE SER E RE-EXISTIR: CONTRIBUIÇÕES DAS LUTAS DAS MULHERES KAIOWÁ E GUARANI NA KUÑANGUE ATY GUASU PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO DO SULpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921299-
Resumo: dc.description.abstractA proposta deste estudo surgiu das vivências acumuladas ao longo de dez anos de docência, durante os quais se constatou que, apesar da Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena no Brasil, e de Mato Grosso do Sul ser o terceiro estado com maior população indígena, a presença desses povos não se reflete nos conteúdos escolares. A ausência dos indígenas na História ensinada aos alunos tornou-se um ponto de incômodo crescente. A dificuldade em encontrar narrativas que não estereotipem, subalternizem, omitam ou invisibilizem os povos indígenas no processo histórico do país é uma constante na vida de professores em Mato Grosso do Sul, grupo no qual me incluo. Esta pesquisa problematiza as possíveis causas da sub-representação dos indígenas no ensino de História. Através de uma revisão bibliográfica e pesquisa documental sobre os coletivos Kaiowá e Guarani, buscamos compreender seus modos de ser e viver, bem como suas lutas e demandas, tendo como foco a constituição e as lutas contemporâneas do coletivo de mulheres indígenas Kaiowá e Guarani conhecido como Kuñangue Aty Guasu. Buscamos uma perspectiva decolonial para entender alternativas às epistemologias dominantes que têm levado ao apagamento destes coletivos no ensino de História. Uma questão que se enunciou, no decorrer do estudo, se refere à formação de professores no que se refere à temática. Para esse objetivo específico, foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos de História das universidades públicas do estado. Realizamos uma imersão no site da Kuñangue Aty Guasu para compreender a dinâmica de atuação e as principais pautas deste importante coletivo de mulheres, que se mobiliza nas lutas pela garantia dos direitos dos povos Kaiowá e Guarani. A partir da análise de uma rica documentação produzida pelo coletivo, propomos a elaboração de um material didático que inclua a narrativa dessas mulheres sobre si mesmas, seu povo e suas lutas. Assim, professores e alunos terão a oportunidade de conhecer a História dessas kuña, que, a partir das especificidades, conhecimentos e vivencias enquanto mulheres indígenas buscam conquistas para o povo Kaiowá e Guarani e, com isso, ressoar suas vozes no Ensino de História das escolas de Mato Grosso do Sul.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Colonialidade; Representações; Epistemologias; Povos Indígenas; Kaiowá, Guarani, Kuñangue Aty Guasupt_BR
Título: dc.titlePOR OUTROS MODOS DE SER E RE-EXISTIR: CONTRIBUIÇÕES DAS LUTAS DAS MULHERES KAIOWÁ E GUARANI NA KUÑANGUE ATY GUASU PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO DO SULpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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