Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UTFPR Curitiba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nabarro, Fernando Moretti Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Probst, Roy Wilhelm | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-27T18:40:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-27T18:40:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | recurso_educacional_Fernando_Nabarro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921270 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As atividades propostas para o ensino do número pi buscam envolver os alunos de maneira prática e investigativa. Inicialmente, propõe-se a realização de experimentos que consistem na medição da circunferência e do diâmetro de círculos com diferentes tamanhos, promovendo a descoberta empírica da relação entre eles e a constante pi. Em seguida, os alunos são incentivados a usar ferramentas digitais, como o GeoGebra, para explorar a geometria do círculo e compreender a convergência dos valores obtidos em diferentes polígonos inscritos e circunscritos ao círculo. Essas atividades visam proporcionar uma compreensão aprofundada de pi por meio da experimentação e da visualização interativa, reforçando a aprendizagem teórica com aplicações práticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3360 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdfa | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Número pi | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Atividades para o ensino do número pi | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
recurso_educacional_Fernando_Nabarro.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921270/2/recurso_educacional_Fernando_Nabarro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons